A Google anunciou hoje uma série de alterações ao serviço que insiste em não classificar como uma rede social embora em tudo se assemelhe a uma. Entre as modificações introduzidas estão alterações ao nível do design das páginas do Google+ e uma aposta ainda mais forte na integração deste com outros serviços da companhia.

O objetivo passa por "desenvolver uma experiência social no Google", escreve o vice-presidente da empresa, Vic Gundotra, numa mensagem publicada no blog oficial. "Uma das peças fundamentais desta camada social é o seu design", o que justifica a "versão mais funcional e flexível" hoje apresentada, acrescenta.

A disposição dos elementos, e do fluxo de publicações, na página de perfil foi alterada. Em vez de ícones estáticos no topo, passa a existir uma barra dinâmica de aplicações do lado esquerdo, que podem ser arrastadas cima e para baixo, adaptando a ordem por que são apresentadas à vontade do utilizador.

Passa também a ser possível, por exemplo, associar atalhos a algumas aplicações - para que quando o utilizador passe o cursor sobre estas sejam mostrados atalhos para desencadear determinadas ações-, e tornar visíveis ou esconder aplicações, através da secção "mais".

As fotos e vídeos passam a poder se visualizados com dimensões mais generosas e as conversações passam a ser apresentadas na forma de um "cartão", mas também há novidades para quem usa os "hangouts" (videoconferências entre vários membros do serviço).

Esta funcionalidade, que tem sido apontada como diferenciadora, acaba de ganhar novas características, como a possibilidade de manter uma lista sempre atualizada de convites das pessoas nos círculos do utilizador, o acesso rápido a todos os hangouts públicos e em direto, para as "ocasiões em que pretenda conhecer novas pessoas ou assistir a uma transmissão em direto", sugere a Google num comunicado aos meios. A companhia acrescentou ainda que estão em desenvolvimento uma série de novas aplicações para hangouts, que vão permitir a utilização desta funcionalidade "em muitos outros locais".

As mudanças são apresentadas pela empresa, através de uma espécie de visita guiada proposta a quem acede ao Google+, mas também num vídeo, que reproduzimos abaixo.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes