A Europa, e mais propriamente o Reino Unido, dá um passo importante pela luta daquele que pode ser um dos próximos grandes mercados: o turismo espacial. O governo britânico apoiou o projeto de construção de um aeroporto espacial e os planos indicam que até 2018 já estará operacional.

Campbeltown, Glasgow Prestwick e Stornoway, na Escócia, Newquay, em Inglaterra, e Llanbedr, em Gales, constituem a lista de localizações que podem vir a receber o aeroporto espacial. No entanto a lista poderá aumentar nos próximos tempos, visto que as candidaturas ainda não estão terminadas.

[caption]Nome[/caption]

"Quero que o Reino Unido lidere o caminho nos voos espaciais comerciais. Estabelecer um aeroporto espacial vai garantir que estamos na liderança destas novas tecnologias entusiasmantes", disse em comunicado o ministro da aviação, Robert Goodwill.

Até ao final do ano será publicada uma lista que detalhará os requisitos necessários para a construção do aeroporto. De acordo com o The Independent, parece haver preferência por uma localização perto do mar, já que estaria afastado das grandes cidades, mas também por motivos estéticos.

Com este empreendimento, que estará concluído ainda antes do grande projeto do Reino Unido para os caminhos de ferro conhecido como HS2, os responsáveis britânicos esperam atrair já empresas que queiram realizar testes às suas tecnologias, caso da Virgin Galactic e da SpaceShipTwo.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico