Os fãs de Virtua Fighter têm motivos para comemorar: ao que tudo indica, a série de luta pioneira no combate em 3D pode estar de regresso. A confirmação da novidade surgiu numa entrevista recente com Justin Scarpone, diretor do Global Transmedia da Sega, que mencionou casualmente o desenvolvimento de um novo título da franquia durante uma conversa com o VGC.

Segundo o responsável, há uma série de títulos em desenvolvimento que fazem parte dos clássicos da Sega, anunciados no ano passado no The Game Awards". Entre os títulos citados estão Crazy Taxi, Jet Set Radio, Streets of Rage, Shinobi e, claro, Virtua Fighter.

A revelação sobre o Virtua Fighter foi uma surpresa para muitos, já que a Sega não falava sobre a possibilidade de lançar um novo jogo há anos. Embora tenham surgido edições e atualizações do Virtua Fighter 5 ao longo do tempo, como o Virtua Fighter 5: Final Showdown em 2015 e Virtua Fighter 5: Ultimate Showdown em 2021, já se passaram quase duas décadas desde o último lançamento “numerado”.

Este novo jogo pode muito bem ser o tão esperado Virtua Fighter 6, mas a Sega ainda não confirmou detalhes sobre o título ou revelou o que esperar em termos de história ou mecânica.

A série Virtua Fighter é uma das mais respeitadas entre os entusiastas de jogos de luta, conhecida pela aposta no realismo e na profundidade de suas mecânicas de combate, uma característica marcante desde o primeiro título em 1993.

Veja o Virtua Fighter nu vídeo de retrospetiva produzido pela Sega

Diferente de muitos títulos concorrentes, que investiram em ataques extravagantes e poderes especiais, o seu criador quis destaca-lo pelo realismo nas artes marciais e pela variedade dos seus lutadores. Cada personagem é único e domina estilos específicos, inspirados em artes marciais reais, o que força os jogadores a uma aprendizagem detalhada.

E por falar em personagens, os fãs certamente esperam ver rostos familiares novamente. Akira Yuki, o dedicado mestre de Bajiquan, que é o "protagonista" da série. Pai Chan, especialista em Mizongyi e filha de Lau Chan, é outra presença esperada. Também Kage Maru, o misterioso ninja que luta para salvar a sua mãe, e os irmãos Sarah e Jacky Bryant, com o seu estilo Vale Tudo e Jeet Kune Do, fazem parte do legado e da popularidade do Virtua Fighter.

Recorde alguns lutadores do "elenco" de Virtua Fighter

Fica a dúvida de como a Sega vai adaptar o estilo único da série e os seus heróis para conquistar uma nova geração. Segundo Scarpone, o grande desafio será agradar aos veteranos, hoje com 40 ou 50 anos, e, ao mesmo tempo, atrair jogadores jovens, que não conhecem a franquia.