![Há uma câmara no Kickstarter que consegue captar até 18.500 frames por segundo](/assets/img/blank.png)
A área da imagem está a sofrer uma transformação muito grande. Além do fenómeno dos smartphones como câmaras fotográficas principais, existem outros equipamentos como as GoPro que estão a promover os conteúdos multimédia. Agora há um novo projeto que quer dominar um segmento das imagens: a FPS1000 quer ser a câmara mais popular para a realização dos chamados vídeos em câmara lenta.
Os números pelo menos são entusiasmantes: a FPS1000 promete conseguir captar frame rates de 75 frames por segundo (fps) até 18.500 fps. Mas há a ressalva de que no modo de gravação a 18.500 fps a câmara só consegue imagens com uma resolução muito baixa, 64x64 píxeis.
O projeto que está no Kickstarter é da responsabilidade do britânico Graham Rohan e segue um pouco o modelo de comercialização das GoPro: vão existir três modelos de câmaras à venda que vão conseguir captar diferentes taxas de frames por segundo e vão atingir diferentes resoluções.
Mas além das altas frame rates conseguidas pela FPS1000, o destaque acaba mesmo por estar no preço dos equipamentos: para os investidores iniciais será possível conseguir o modelo mais básico por um preço que ronda os 380 euros. O modelo mais caro vai custar cerca de 1.270 euros quando chegar ao retalho.
Ao nível do design a câmara é muito básica: um bloco preto de pequenas dimensões e que suporta lentes intermutáveis do tipo C – compatível com uma grande variedade de marcas. A FPS1000 tem ainda um ecrã LCD sensível ao toque que permite ao utilizador enquadrar o motivo do filme.
O circuito de processamento da câmara está ainda acessível aos programadores para que possam criar os seus próprios programas e possivelmente modos de gravação. É por isso uma câmara que tanto está pronta a gravar out of the box como pode ser explorada de várias formas por quem tem conhecimentos na matéria.
Equipamentos como as GoPro, o iPhone ou o Sony Xperia Z3 já conseguem produzir vídeos a 120 frames por segundo. A norma está situada entre os 30 e os 60 fps. Com os números possibilitados pela FPS1000 os desportistas, investigadores e outros criativos podem conseguir resultados muito mais precisos e visualmente apelativos.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Gemini 2: A pequena grande missão que abriu portas para a conquista da Lua -
Site do dia
28 dez 2024 09:48 Um esquilo entalado e uma águia perseguida: estas são as fotos mais cómicas de animais -
App do dia
O Duolingo do fitness chegou. Chama-se Impakt e quer mudar os seus treinos para melhor -
How to TEK
Google Maps pode ser transformado numa “máquina do tempo”. Veja como
Comentários