Capturar a realidade exatamente tal como a vemos. O novo headset da Sony apresentado na CES 2025 pretende ajudar os criadores de conteúdo e profissionais da animação ou de outras áreas a capturar o espaço do mundo com elevado nível de realismo. O headset XYN integra uma solução de software e hardware para a criação de conteúdo espacial.
A tecnologia da Sony permite aos criativos fazer uma captura fiel do mundo em redor, podendo depois combinar esse conteúdo com as mais diversas ferramentas de edição para um workflow de construção flexível. Os algoritmos proprietários da fabricante são usados para criar os elementos do mundo real com grande precisão, gerando dessa forma ativos de alta definição para serem utilizados na criação dos projetos. Sejam vídeos espaciais, elementos para cenários de jogos, entre outras utilizações.
Veja na galeria imagens do headset Sony XYN:
O headset XYN permite que diferentes utilizadores se liguem à plataforma colaborativa na criação de computação gráfica 3D. O sistema utiliza as mais recentes tecnologias de imagem, sensores e ecrãs da Sony, não apenas para captar objetos, como humanos em movimento ou registar os cenários de fundo que depois são recriados em ambiente virtual. O sistema vai facilitar cineastas a fundir o mundo real e virtual, acelerando a capacidade para ajudar a procura crescente de produções de filmes, animação, videojogos e design industrial.
O software XYN Motion Studio é uma aplicação de PC que suporta a ligação de 12 sensores “mocopi” juntamente com algoritmos proprietários da Sony para criar interpolações de movimento automaticamente e marcações automáticas de objetos, facilitando o uso criativo de dados em movimento. Este tipo de software é utilizado pelo crescente universo de VTubers (criadores de conteúdo que usam personagens 3D como anfitriões das transmissões) e plataformas sociais de realidade virtual. A solução da Sony será lançada em março.
Veja o vídeo:
Quanto ao headset XYN, que ainda está em fase de protótipo, está equipado com microdisplays OLED com resolução 4K, com capacidade de passthrough por vídeo. Suporta diferentes softwares de produção 3D, permitindo pré-visualizar os conteúdos e os modelos de personagens 3D, não apenas em ambiente de design industrial, mas também no entretenimento. A Sony Pictures Animation encontra-se a criar uma prova de conceito para apresentar à indústria.
O novo headset profissional foi criado numa parceria com a Siemens, que neste caso vai explorar soluções empresariais, industriais e para espaços de trabalho virtuais. A versão da Siemens já pode ser pré-encomendada por 4.750 dólares, esperando-se o lançamento no próximo mês de fevereiro.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Robot da Toyota regista recorde do Guinness no lançamento ao cesto mais distante -
Site do dia
Sentiu um sismo? Veja como pode verificar se houver um terramoto -
App do dia
Coromon: um clássico moderno no mundo mobile que continua a conquistar jogadores -
How to TEK
Não quer que a rede social X use os seus dados para treinar a IA? Saiba como desativar a conta
Comentários