A 26 de abril, o helicóptero Ingenuity completou o seu 52º voo em Marte. No entanto, a equipa responsável pela missão acabou por perder contacto com o helicóptero durante a aterragem. 63 dias depois, a NASA voltou a comunicar com o Ingenuity.
No voo, com uma duração de 139 segundos e onde foi percorrida uma distância de 363 metros, o objetivo era reposicionar o helicóptero, captando algumas imagens da superfície marciana para serem analisadas pela equipa de cientistas da missão.
A NASA explica que a equipa responsável pelo Ingenuity já esperava alguns problemas na comunicação, uma vez que entre o local da aterragem e a zona onde o rover Perseverance se encontrava existia uma colina. Recorde-se que o rover serve como uma importante peça na comunicação entre a equipa da missão e o Ingenuity.
Em preparação para possíveis problemas de comunicação, os especialistas já tinham elaborado um plano que envolvia voltar ao contacto assim que o rover Perseverance estivesse mais próximo. Assim que o rover chegou ao topo da colina, no dia 28 de junho, a equipa conseguiu restabelecer a comunicação com o helicóptero.
Como detalha Josh Anderson, da equipa do Jet Propulsion Laboratory da NASA, a zona da cratera de Jezero que o Perseverance e Ingenuity estão a explorar é particularmente acidentada, o que aumenta a probabilidade de existirem falhas de comunicação.
Os dados recebidos pela equipa responsável pela missão dão a entender que, apesar dos problemas de comunicação, o Ingenuity está “em forma” e poderá voltar a voar nas próximas semanas.
Recorde-se que, após o 49º voo, o helicóptero já tinha pregado um "susto" à equipa da NASA, que passou vários dias à sua procura, tentando enviar-lhe as instruções para o seu próximo voo, mas sem sucesso.
Após alguns dias, a equipa encontrou sinais de rádio que correspondiam aos do Ingenuity. O rover Perseverance foi encaminhado para o local onde o helicóptero se encontrava e os especialistas conseguiram "acordá-lo" e comandá-lo para o seu 50º voo.
Veja algumas das imagens do Ingenuity em Marte
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Missão Ariel da ESA quer explorar 1.000 exoplanetas e Portugal ajuda com engenharia e ciência -
App do dia
Wayther: uma nova app de previsões meteorológicas detalhadas para otimizar viagens -
Site do dia
Tetr.io é uma versão competitiva de Tetris e os adversários não dão tréguas -
How to TEK
Farto de reagir no WhatsApp com emojis? Crie os seus próprios stickers
Comentários