Ainda em abril, o helicóptero Ingenuity completou o seu 50º voo em Marte. Mas o novo recorde não chegou sem algumas dificuldades, como explica a NASA, que relembra os altos e baixos de um percurso onde o helicóptero e o rover Perseverance também andaram a "brincar" à apanhada.
A equipa responsável pela missão detalha que, ao longo da sua estadia em Marte, o pequeno helicóptero tem mostrado as suas habilidades no que toca a acompanhar a missão do Perseverance.
Após o seu 46º voo, que o colocou na região de Tenby, a equipa deparou-se com um conjunto de pequenos problemas que acabaram por adiar o voo seguinte, dando tempo ao Perseverance para alcançar a localização onde o helicóptero se encontrava.
A equipa tentou que o helicóptero captasse a região à distância, à medida que avançava pelo delta em preparação para o 47º voo. No entanto, o processo foi marcado por dificuldades na captação de imagens, que afetaram também as tentativas de registar fotografias durante o voo.
Veja algumas das imagens do Ingenuity em Marte
As condições foram mais favoráveis no 48º voo, com o Ingenuity a captar uma variedade de imagens aéreas das zonas de Castell Henllys. A NASA indica que as imagens foram depois enviadas para a Terra, chegando duas semanas antes de o rover Perseverance conseguir alcançar a área analisada pelo Ingenuity.
O 49º voo só seria possível após duas tentativas falhadas. Apesar disso, o pequeno helicóptero conseguiu bater dois recordes de altitude ao alcançar os 16 metros e ao atingir uma velocidade de 6,5 metros por segundo.
Apesar do entusiasmo da equipa em relação à subida pelo delta na cratera de Jezero, após o 49º voo, o helicóptero deixou de dar sinais de “vida”. A NASA explica que, depois da paragem forçada devido ao Inverno marciano no ano passado, durante as noites, o Ingenuity passou a entrar e sair do “modo de sobrevivência”, o que torna mais difícil prever a hora em que “acordará” no dia seguinte.
A equipa passou vários dias em busca do helicóptero, tentando, sem sucesso, enviar-lhe as instruções para o seu próximo voo. Felizmente, no Sol (dia em Marte) 761 e 762, os especialistas depararam-se com sinais de rádio que correspondiam aos do Ingenuity.
Depois de terminar a sua análise em Foel Drygarn, o rover Perseverance avançou em direção ao local onde o Ingenuity se encontrava. A equipa conseguiu depois “acordar” o pequeno helicóptero e comandá-lo para realizar o seu 50º voo.
Nele, o Ingenuity conseguiu bater um novo recorde de altitude de 18 metros. Tendo em conta todos os voos realizados, o helicóptero já percorreu 11,5 km, com uma duração total a rondar os 89,2 minutos.
Veja o vídeo
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Mais de 50 imagens incríveis da Terra e do Espaço que marcaram 2024 -
App do dia
Aplicação Ruler AR: uma ferramenta útil para medições de interiores -
Site do dia
Já foi a um PubhD? Conte com conversas das ciências às artes acompanhadas de "um copo" -
How to TEK
Saiba como partilhar a sua localização num iPhone
Comentários