O Ingenuity acaba de alcançar um novo marco, numa “carreira” prevista para ser curta, completando o seu 64º voo bem-sucedido em Marte. O pequeno helicóptero realizou uma manobra ao reposicionar-se num novo spot, voando 410 metros para norte, por 139 segundos.

Desde a primeira viagem nos céus do Planeta Vermelho, em 19 de abril de 2021, o Ingenuity já superou em muito a sua missão original de demonstração de tecnologia, que previa até cinco voos, no máximo.

Entre os marcos históricos do Ingenuity alcançados em Marte está a realização do primeiro voo controlado e motorizado noutro planeta, um feito que tem sido comparado ao momento dos "Irmãos Wright" na aviação.

Além disso, o helicóptero acumulou até agora um total de 117,6 minutos de voo, cobrindo uma distância de 14,9 quilómetros e atingindo altitudes de até 24 metros.

Clique nas imagens para mais detalhes

Apesar de ser bem-sucedido na maior parte das vezes, nem todos os voos decorrem sem problemas. Por exemplo, o 53º voo acabou por terminar mais cedo do que o esperado, aos 74 segundos dos 136 segundos previstos.

Recorde-se que no voo exatamente anterior (o 52º), a equipa responsável pela missão apanhou um susto, ao perder contacto com o helicóptero durante a aterragem. A NASA só voltou “a falar” com o Ingenuity 63 dias depois.