A Huawei vai lançar em novembro um novo produto no mercado português, uns óculos inteligentes que funcionam como auscultadores para ouvir música e fazer e receber chamadas de voz. São óculos escuros e há dois modelos de dimensões e formatos ligeiramente diferentes, mas a empresa está a preparar já o lançamento de mais versões, com lentes transparentes e graduadas, para quem precisa de melhorar a visão.
Não são os primeiros óculos do género que experimentámos, mas estes têm a vantagem de conseguir direcionar a emissão de som de forma a que quem está próximo praticamente não consegue ouvir a música, ou a chamada telefónica, garantindo alguma privacidade.
O SAPO TEK teve oportunidade de experimentar os Gentle Monster Eyewear II durante uma apresentação que decorreu hoje e mesmo colocando-se junto a uma coluna de som com música, a chamada de voz decorreu na perfeição, bloqueando o som ambiente para o interlocutor do outro lado "da linha".
O controle de som é feito com a ajuda de inteligência artificial e os óculos têm integrados vários sensores nas hastes, sendo sensíveis ao toque para controlar o nível de som e atender ou desligar a chamada, mas também acelerómetro e giroscópio para ativar e desativar funcionalidades quando pega nos óculos, ou os coloca na mesa.
Os Gentle Monster Eyewear II são uma das novidades que a Huawei vai trazer para o mercado a 10 de novembro, data em que chega às lojas o Huawei Mate 40, o novo smartphone da gama Mate. Outra das novidades é o FreeBuds Studio, os headphones com cancelamento de ruído que beneficiam da experiência de som que a Huawei tem desenvolvido com os auriculares FreeBuds.
Como funcionam os óculos inteligentes da Huawei?
Os óculos contam com colunas de som e microfones nas hastes, direcionando o som para os ouvidos e captando a voz do utilizador mesmo em ambientes de maior ruído, conseguindo extrair o barulho para um som mais límpido.
A tecnologia adapta o volume da música ou da chamada, aumentando ou reduzindo consoante o ambiente em que se encontra, mas garantindo sempre alguma privacidade. Nos testes curtos que fizemos foi possível manter uma conversa de voz sem que quem estava ao nosso lado escutasse o que a pessoa do outro lado da linha dizia, embora fosse percetível que estava a acontecer uma comunicação.
Os sensores integrados permitem controle por gestos/toques, ativando a assistente inteligente, aumentando ou reduzindo o volume, atendendo ou desligando a chamada. O som emitido é até 12 dB e os óculos suportam até 5 horas de reprodução de música com um único carregamento, mas podem ser carregados na caixa que acompanha o dispositivo.
Os Gentle Monster Eyewear II são resistentes mas leves, com as hastes e parte da armação em titânio, com uma curvatura que se ajusta às diferentes dimensões de rosto, distância e curvatura das orelhas.
O novo wearable da Huawei vai custar 349,99 euros e chega às lojas a 10 de novembro.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Fortnite toma de assalto Counter-Strike 2 e Valorant com o novo modo Ballistic -
App do dia
Nintendo Music traz 40 anos de bandas sonoras dos jogos para o smartphone -
Site do dia
Europa Clipper inspira nova banda desenhada sobre astrobiologia da NASA -
How to TEK
Mude o assistente do Waze para a vozes do Venom e Eddie Brock
Comentários