PureSystems é o nome escolhido pela IBM para identificar aquilo que a fabricante designa por uma nova categoria de sistemas integrados especializados, uma nova família de produtos apresentada numa semana de anúncios para as gigantes das TI.



"Estes sistemas representam uma mudança radical dado que, pela primeira vez, integram todos os elementos tecnológicos, tanto físicos como virtuais", explica a fabricante, que quer fazer dos PureSystems uma alternativa ao modelo atual de computação corporativa.



Os novos sistemas visam ajudar as empresas a endereçar as questões de complexidade impostas pelos sistemas de informação, que fazem concentrar cerca de 70% dos orçamentos TI em tarefas de manutenção e libertar para inovação apenas uma percentagem mínima do budget disponível.



Números apontados pela fabricante sublinham ainda o facto de dois terços dos projetos empresariais na área das TI ultrapassarem o orçamento e os prazos de entrega. A fabricante acredita que com os novos sistemas escaláveis - que integram servidores, armazenamento e redes - podem ajudar as empresas a melhorar estes rácios.



Numa nota à imprensa a IBM explica que a nova linha de soluções incorpora a experiência de duas décadas adquirida pela fabricante na gestão de operações TI nos 170 países onde oferece serviços e mantém clientes. O lançamento é também o resultado de um investimento acumulado de 2 mil milhões de dólares, realizado em I&D e aquisições ao longo dos últimos quatro anos.



De sublinhar que todos os elementos da nova linha PureSystems foram pensados para a cloud e permitem às empresas criar nuvens privadas de forma instantânea. O conceito na base dos PureSystems é explicado neste vídeo, disponibilizado pela fabricante.






Esta semana também a HP e SAP fizeram anúncios importantes. A primeira reforçou a aposta na nuvem com novas soluções e uma nova visão e a segunda afirmando a intenção de liderar o mercado de bases de dados em 2015.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Cristina A. Ferreira