Hoje em dia mesmo que uma campanha tenha o objetivo de angariar novos clientes ou vender um novo produto, ela acaba por estar a promover algo maior. E essa teoria comprava-se com os vencedores dos Facebook Studio Awards na sua edição de 2015.

Algumas pessoas podem não considerar o Ice Bucket Challenge como uma campanha de marketing, mas é, de facto. O que começou por ser uma tentativa de angariar dinheiro para ajudar os doentes com Esclerose Lateral Amiotrófica (ALS na sigla em inglês), tornou-se num fenómeno global que arrecadou cerca de 220 milhões de dólares em doações.

Num exemplo mais óbvio, está a campanha Like a Girl que apesar de ser um anúncio publicitário, difundiu também uma mensagem muito mais profunda do que apenas a intenção de vender o produto em questão. A campanha ajudou inúmeras crianças, pessoas idosas e homens de todas as idades a perceberem que fazer algo como uma rapariga não é uma coisa má.

Estas duas campanhas foram exatamente o que os júris deste ano estavam à procura. Constituído por 18 pessoas, desde executivos do Facebook a profissionais de outras agências de marketing, o júri entregou o maior prémio – o Blue Award – às duas campanhas publicitárias.

Mas não foram apenas estas as duas campanhas que mereceram destaque. Das 2.700 submissões que “andaram” pelo Facebook e pelo Instagram, 46 delas saíram vencedoras ou finalistas entre as seis categorias existentes – uma delas é a Facebook for Good que honra as campanhas sem fins lucrativos.

No ano passado, o grande prémio foi atribuído à marca Heineken EUA, com a campanha “If We Made It”, criada para competir com os anúncios do Super Bowl. A publicidade, sobre como seria o anúncio da Heineken para o Super Bowl se a marca tivesse dinheiro para isso, angariou mais de 1,3 milhões de interações, 1,16 milhões de visualizações no vídeo, 69 mil likes, 16 mil partilhas e 8 mil comentários. 

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