Verificar o tempo que falta para terminar um ciclo de lavagem de roupa ou pedir para tocar uma música ou fazer mais gelo no frigorifico, tudo através de um assistente digital, são cenários cada vez mais reais e a LG mostra isso mesmo no seu stand na IFA.

Entre robots inteligentes que limpam o chão e dão informações, frigoríficos que podem ser “espreitados” sem abrir a porta, a integração abre portas a uma gestão mais inteligente e a interação por voz é um dos destaques, em parceria com a Google no Google Assistant – e a coluna Google Home, e a Amazon com a Alexa, numa plataforma aberta.

A Google Assistant é compatível com todos os dispositivos smart home da LG e é possível usar a coluna Google Home ou o smartphone (Andoid ou iOS) para “falar” com os equipamentos e receber informação ou dar instruções de funcionamento. A capacidade de reconhecimento de voz de vários membros da família permite aumentar a aplicabilidade.

A integração com a Alexa da Amazon estava também já disponível para alguns eletrodomésticos, nomeadamente o frigorifico Smart InstaView que usa a plataforma webOS, com o qual é possível interagir para mandar fazer gelo, por exemplo.

A LG já tinha a sua própria plataforma de voz, o Deep ThinQ, mas estas parcerias alargam a funcionalidade de controlo de voz e fazem a ligação com dispositivos que estão a tornar-se referência no mercado.

Em entrevista ao TEK, Ken Hong, Senior Director Global Communications da LG Eletronics, admite que a interação por voz é um desenvolvimento importante, mas que nunca iá substituir completamente outras tecnologias, como a escrita. “Estamos muitas vezes em ambientes com muitas pessoas e é mais privado escrever do que falar para procurar informação ou enviar algum comando”, justifica. As limitações que ainda existem de reconhecimento de vários utilizadores podem ser um obstáculo, mas não são o único. “Suportar várias línguas diferentes é uma das maiores dificuldades nestes sistemas de reconhecimento de voz”, lembra Ken Hong.

A LG demonstrou também na IFA o seu Hub Robot, um assistente que usa o reconhecimento de voz para se ligar a vários equipamentos da LG e que pode permitir, por exemplo, ajustar o ciclo de lavagem da máquina ou mudar a temperatura do ar condicionado noutra sala.

Na linha de robots a marca mostrou ainda um robot que já está em utilização no aeroporto internacional de Incheon, na Coreia do Sul, e que pode reconhecer comandos de voz em coreano, inglês, chinês e japonês. O robot tem um leitor de códigos de barras e pode fornecer informação sobre os voos e outros dados relevantes, como a informação de tempo na cidade de destino, podendo ainda acompanhar os viajantes à porta de embarque.

Como já é tradição, a LG trouxe para a IFA o seu portfólio alargado de produtos das várias linha, desde eletrodomésticos ao som e imagem, passando pelos smartphones, e anunciou o lançamento do LG V30 que aposta sobretudo na fotografia e vídeo.

Acompanhe com o TEK todas as novidades da IFA 2017 e os principais lançamentos de produtos e conferências. Estamos no terreno para trazer as notícias e as imagens da maior feira de eletrónica de consumo da Europa.

 Nota da Redação: O TEK viajou para a IFA a convite da LG.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.