Se já está a pensar em "qual será o nome esquisito com que o IKEA batizou esta nova gama de produtos?", nós damos-lhe já a resposta: Tradfri, que significa wireless, em sueco. Aliás, é com este novo conjunto de luzes inteligentes com que a empresa pretende começar a explorar o segmento da automação doméstica. Este sistema começou a ser introduzido em alguns países europeus durante o outono passado, mas só agora está a ser lançado de forma oficial.

Com este conjunto de luzes, que, por enquanto, consiste apenas em lâmpadas e controlos remotos, terá de criar uma rede local (via Ethernet) para operar, à distância, com todas lâmpadas que funcionam de forma muito semelhante às Phillips Hue, por exemplo.

O maior atrativo deste sistema, no entanto, é o preço. Ao contrário das propostas das concorrentes, que podem chegar aos 60 euros por lâmpada, o IKEA garante uma despesa substancialmente inferior. Por 79 euros, por exemplo, tem direito a levar duas lâmpadas, um controlador e uma central para ligar diretamente ao router. Uma lâmpada e um controlador vão custar-lhe cerca de 19 euros e a versão mais barata destas luzes começa a vender-se por 15 euros.

A intensidade das lâmpadas é controlável, claro, e diz a empresa que estas apresentam três temperaturas configuráveis e uma duração de até 25 mil horas.

É ainda possível compor este sistema com painéis LED, também eles com configurações remotamente ajustáveis e que se podem montar em conjuntos de arrumação, também eles vendidos pela IKEA.

Todos os elementos que compõem este sistema estão já disponíveis na loja sueca, mas deverão expandir-se para outros mercados muito em breve.