Consideradas as piores cheias nos últimos 80 anos no Rio Grande do Sul, no Brasil, continuam a chegar números sobre as vítimas afetadas pelo desastre natural e imagens de drones que dão conta da extensão da inundação. As agências noticiosas avançam que pelo menos 1,9 milhões de pessoas foram afetadas pelas fortes chuvas da região, registando 114 mortes desde o início da tempestade no dia 27 de abril.
O SAPO TEK já tinha partilhado imagens de satélite que mostravam a mudança do cenário na região do Rio Grande do Sul devido à subida do nível das águas. Os registos feitos pelo programa europeu Sentinel 2 dão a dimensão do tamanho do estrago das inundações nas cidades que estão nas margens dos Rios Jacuí, Pardo, Taquari e do Lago do Guaíba. Já imagens captadas pelo satélite Amazônia 1, operado pelo Inpe, e avançadas num exclusivo da publicação g1, mostram Porto Alegre, Vale do Taquari e a bacia dos rios Soturno, Jacuí e Jacuizinho.
No mais recente balanço, as autoridades do Rio Grande do Sul contabilizam ainda 146 desaparecidos e 756 feridos nos 435 municípios afetados, que registam também 69,6 mil pessoas em abrigos e pelo menos 337 mil desalojados. Já foram resgatadas mais de 70 mil pessoas e 10 mil animais. Entre as pessoas afetadas encontram-se 41 mil refugiados, muitos provenientes da Venezuela e Haiti. As áreas onde se encontram muitas das pessoas apenas podem ser acedidas através de barco.
Veja na galeria imagens das imagens captadas por drone:
As chuvas torrenciais causaram danos nas estadas, pontes, prédios e habitações, causando ainda falhas na luz e água potável da população. O estado do Rio Grande do Sul, que conta com 11 milhões de habitantes, tem sido bastante afetado com as mudanças climatéricas. A inundação afetou mais de 400 cidades do estado.
As imagens captadas por drones mostram grande parte das zonas urbanas transformadas em lagoas de água castanha. O Centro Nacional de Monitorização e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN) continua a prever como probabilidade muito alta a continuação das chuvas intensas no Rio Grande do Sul.
Pode ver as imagens de satélite que mostram o antes e depois da região devido à subida sem precedentes no nível dos rios. Os registos feitos pelo programa europeu Sentinel 2 dão a dimensão do tamanho do estrago das inundações nas cidades que estão nas margens dos Rios Jacuí, Pardo, Taquari e do Lago do Guaíba.
Estas são as imagens captadas pelos satélites
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Indiana Jones regressa de chicote para nova aventura em videojogo. Qual é o enigma do grande círculo? -
App do dia
A precisar de espaço no telefone? Transforme fotos grandes em ficheiros leves num instante -
Site do dia
Defina objetivos para a semana e siga-os diretamente do calendário da Google -
How to TEK
Saiba como definir o tempo limite que as crianças podem jogar Fortnite
Comentários