Os três incêndios ativos em Los Angeles continuam a causar estragos incalculáveis, engolindo casas, restaurantes e outros edifícios apanhados pela frente do fogo. As autoridades estão a evacuar dezenas de milhares de pessoas das áreas residenciais, uma vez que as forças de intervenção e bombeiros não têm mãos a medir.

Tal como mostram as imagens de satélites que têm sido publicadas, a zona de Palisades, perto da cidade de Santa Monica é uma das áreas mais afetadas pelos incêndios. Estão a ser também usadas imagens de previsão que revelam a expansão do fumo pela cidade.

Veja na galeria imagens do incêndio em Los Angeles:

Os relatos chegam de muitas estrelas de Hollywood que foram igualmente evacuadas das suas mansões. O The New York Times avança que outros dois incêndios estão ativos, embora com dimensões menores. Um perto de Pasadena perto das montanhas de San Gabriel, devorando cerca de 1.000 acres. O outro está em Sulmar, uma comunidade perto de San Fernando Valley.

Os fortes ventos não dão tréguas aos bombeiros, espicaçando o fogo a alastrar-se e ao mesmo tempo a espalhar o vento em direção ao sul de Los Angeles. O jornal cita as autoridades que afirmam que o pior ainda está para vir esta quarta-feira, pois os ventos vão continuar a alimentar as chamas que estão fora de controlo. Os bombeiros limitam-se a mitigar os estragos feitos nas áreas afetadas.

Los Angeles já decretou o estádio de emergência, tendo sido feito um balanço provisório, registando pelo menos dois mortos e vários feridos. O presidente Joe Biden, que cancelou a sua agenda nos próximos dias para acompanhar o combate às chamas, colocou todos os meios disponíveis para combater os incêndios.

Ainda em Palisades, todo o parque central ardeu e mais de mil edifícios estão em chamas. Os vídeos partilhados nas redes sociais mostram as pessoas a fugirem das casas e a mostrar os incêndios em redor. Durante a fuga com os seus automóveis, as pessoas são obrigadas a abandonar os carros e a prosseguir a pé para locais seguros, seguindo praticamente de mãos a abanar.