
O Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC, na sigla em inglês) já classificou o furacão Otis de categoria 5. O fenómeno meteorológico atingiu esta noite a costa oeste do México, perto de Acapulco, por volta das 7:25 horas da manha (hora de Lisboa), segundo é possível ver pelas imagens de satélite.
Bastaram 12 horas para o Otis ter passado de tempestade tropical para furacão de categoria máxima, o nível 5, quando se aproximou da costa sul do Pacífico do México. Registou-se vento e chuvas fortes, embora as autoridades esperassem que o furacão enfraquecesse rapidamente nas montanhas íngremes de Guerrero.
Veja na galeria imagens da evolução do furacão Otis no México:
Segundo a LUSA, a previsão de chuva é de 12 a 25 centímetros, com a possibilidade de chegar aos 35 centímetros em algumas áreas, aumentando a ameaça de deslizamentos de terra e inundações na região.
O furacão Otis chegou poucos dias do Norma ter atingido o norte do México, no extremo sul da península da Baixa Califórnia. E o furacão Tammy moveu-se pelo Nordeste sobre o mar aberto, registando ventos a 140 Km/h, depois de ter passado pelas Pequenas Antilhas durante o fim-de-semana. A NHC espera que o Tammy, que se encontra a 915 quilómetros a sul-sudeste das Bermundas possa transformar-se num ciclone até quinta-feira.
Andy Hazelton, cientista da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional dos Estados Unidos, partilhou na sua conta do X os desenvolvimentos do furacão Otis, referindo que este está a arrebentar para lá das mais recentes previsões agressivas. “Uma situação muito séria que está a desenvolver-se na costa do México perto de Acapulco”.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
O melhor do céu e da Terra em imagens de eclipses, nebulosas e desafios planetários -
App do dia
Tem uma agenda cheia de tarefas? Sectograph ajuda a gerir o tempo com um "relógio" interativo -
Site do dia
Perde tempo a escrever um rascunho de texto por causa das correções? Teste o site do dia Flowdrafter -
How to TEK
Como planear os locais a visitar nas férias e em grupo no Google Maps
Comentários