
Com mais ou menos intensidade, a previsão é de muita chuva em todo o país nos próximos dias, num fenómeno raro para esta altura do ano. Ainda assim, as temperaturas deverão continuar altas.
A depressão complexa na origem desta situação menos comum para um mês de junho foi batizada com o nome Óscar e deverá atingir fortemente a Madeira já a partir de hoje, prevendo-se que chegue ao continente na quarta-feira, mas com menos impacto, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
"Há um sistema que vai afetar a Madeira com muita humidade vinda dos trópicos e que irá causar precipitação forte no arquipélago, daí a emissão dos avisos vermelhos para o arquipélago da Madeira”, explicou à Lusa o meteorologista do IPMA Pedro Sousa.
O continente vai registar a partir de quarta-feira precipitação um pouco mais generalizada, mas sem a mesma seriedade do que na Madeira, acrescentou. Ainda assim, por ser um fenómeno raro para esta altura do ano, tem potencial para provocar cheias repentinas.
Clique para ver as imagens de satélite de diferentes fontes
No arquipélago da Madeira, a informação disponível no site do IPMA indica que as regiões montanhosas e a costa sul da ilha vão estar sob aviso laranja devido à precipitação entre as 12h00 e as 15h00 de segunda-feira, prevendo-se depois um agravamento da precipitação, entre as 15h00 de segunda-feira e as 15h00 de terça-feira, que faz subir o nível para vermelho.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Dynasty Warriors: Origins tem ação massiva com milhares de soldados no ecrã -
Site do dia
Faz download de muitas imagens de websites? A extensão PicturePicker dá uma ajuda -
App do dia
Quantiq Zenbox é uma aplicação de exercícios de respiração assistido por inteligência artificial -
How to TEK
Google Maps pode ser transformado numa “máquina do tempo”. Veja como
Comentários