A empresa espanhola bq apresentou a Witbox, a sua primeira impressora 3D, que vai chegar ao mercado português ainda durante este ano. O mercado da impressão a três dimensões continua a crescer e são cada vez mais as empresas que mostram interesse em explorar este segmento.

Questionada pelo TeK, a bq não adiantou ainda o preço nem as lojas físicas onde será possível comprar o equipamento. A empresa garante no entanto que em dezembro a compra pode ser feita através da loja online.

Em comparação com a impressora portuguesa Beethefirst, a bq tem como aspetos diferenciadores o maior volume de impressão - 29,7 cm de comprimento, 21 cm de largura e 20 cm de altura - e o facto de a área de impressão estar selada por vidro. Esta última característica serve para proteger as crianças por exemplo, já que as impressoras 3D estão a ser pensadas também para o ambiente doméstico.

O design fechado ajuda ainda a reduzir o ruído e a controlar o calor produzido pela máquina. A Witbox foi também pensada para ser resistente, sendo que é possível ter duas impressoras alinhas em cima de uma terceira.

Em Portugal a bq é mais conhecida pela comercialização de smartphones e tablets que têm como ponto forte a relação entre especificações técnicas e o preço dos equipamentos.

Em comunicado a empresa espanhola diz que a impressora é compatível com o software livre que existe na área da impressão 3D, mas a bq também tem um software próprio chamado de Wifsoft.

Rui da Rocha Ferreira


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.