[caption]3Doodler [/caption]Imagine que o que desenha no ar pode tomar uma forma tridimensional... O conceito está a ser aplicado pela WobbleWorks com a 3Doodler e já conseguiu financiamento para iniciar a produção.

Nos últimos meses a impressão 3D tem ganho novos desenvolvimentos com dispositivos mais baratos e pequenos, mas a 3Doodler consegue superar outras propostas com um dispositivo semelhante a uma caneta e que se apresenta como "a forma mais barata de imprimir em três dimensões" usando plástico ABS.

A parte do desenho do objeto a reproduzir fica a cargo do desenhador e não pode ser importada de um modelo digital, como acontece com outras propostas, pelo que o resultado depende (muito) da perícia do artista. Pode também usar moldes pré definidos no papel e depois destacar o "desenho" em plástico e dar-lhe uma forma tridimensional.

[caption]3Doodler [/caption]
Mesmo assim a ideia está a gerar entusiasmo. A WobbleWorks submeteu o projeto na plataforma de financiamento Kickstarter, com o objetivo de conseguir 30 mil dólares, tendo ultrapassado essa meta em pouco tempo. Quem quiser juntar-se a este movimento tem ainda 32 dias para o fazer, sendo que o projeto já reuniu (à data em que publicamos este artigo) mais de 538 mil dólares.

No vídeo que reproduzimos abaixo pode ver o sistema em funcionamento.

No site há muito mais informação técnica e exemplos de desenhos, joalharia e outros objetos produzidos com recurso ao 3Doodler, assim como um conjunto extenso de perguntas e respostas que cobrem as principais dúvidas relativas à ideia.

[caption]3Doodler [/caption]

Quem quiser já pode encomendar a sua própria caneta de desenho 3D por 75 dólares. As primeiras encomendas devem ser entregues em setembro, sendo que o número de dispositivos produzidos vai depender do valor angariado.

A impressão 3D foi também um dos destaques no Codebits 2012 onde houve espaço para demonstrações e até um concurso a desafiar os programadores.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Fátima Caçador

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.