Na sua procura global anual pelas mais bonitas fotografias do cosmos, o concurso Insight Investment Astronomy deste ano recebeu 4.200 imagens, mas apenas algumas chegaram à shortlist.

Organizada pelo Observatório Real de Greenwich, a competição festeja o seu décimo aniversário e apresenta nove categorias diferentes que passam pelas paisagens do céu, fotografias que mostrem a atividade autoral, galáxias, pessoas e Espaço, o Sol e a Lua, entre outros.

Há também dois prémios especiais: o Prémio Sir Patrick Moore, para a melhor fotografia tirada por um astrofotógrafo amador que tenha começado este hobby no último ano e que não tenha participado ainda neste concurso; e o Robotic Scope, que premeia a melhor fotografia obtida com o auxílio de um dos muitos telescópios controlados por computador, situados em vários locais do mundo e aos quais qualquer pessoa pode ter acesso através da internet.

Os vencedores serão anunciados no dia 23 de outubro. A partir de 24 de outubro, as imagens vencedoras dos últimos 10 anos estarão expostas no Museu Marítimo Nacional, em Greenwich.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.