Na sua procura global anual pelas mais bonitas fotografias do cosmos, o concurso Insight Investment Astronomy deste ano recebeu 4.200 imagens, mas apenas algumas chegaram à shortlist.
Organizada pelo Observatório Real de Greenwich, a competição festeja o seu décimo aniversário e apresenta nove categorias diferentes que passam pelas paisagens do céu, fotografias que mostrem a atividade autoral, galáxias, pessoas e Espaço, o Sol e a Lua, entre outros.
Há também dois prémios especiais: o Prémio Sir Patrick Moore, para a melhor fotografia tirada por um astrofotógrafo amador que tenha começado este hobby no último ano e que não tenha participado ainda neste concurso; e o Robotic Scope, que premeia a melhor fotografia obtida com o auxílio de um dos muitos telescópios controlados por computador, situados em vários locais do mundo e aos quais qualquer pessoa pode ter acesso através da internet.
Os vencedores serão anunciados no dia 23 de outubro. A partir de 24 de outubro, as imagens vencedoras dos últimos 10 anos estarão expostas no Museu Marítimo Nacional, em Greenwich.
Em destaque
-
Multimédia
Frigoríficos com anúncios, chupa-chupas eletrónicos e campainhas invasivas nos piores gadgets da CES 2026 -
App do dia
Superfluent ajuda quem já domina o "bê-a-bá" a falar uma nova língua com mais confiança -
Site do dia
Airloom: Acompanhe voos em tempo real numa experiência 3D imersiva -
How to TEK
Quais são as novidades do Google Maps para ajudar a chegar ao seu destino? Veja estas dicas de personalização
Comentários