A Intel mostrou este fim de semana na China o protótipo de um ultrabook apresentado como Letexo, nome de código. Com uma aposta forte nesta área dos ultrabooks, a Intel tem centrado muitas das oportunidades para apontar tendências falando no conceito ou mostrando novidades à sua volta.



No caso do Letexo ainda se sabe pouco sobre configurações, mas já é certo que o equipamento integra a última versão do sistema operativo da Microsoft, com data de lançamento marcada para o final do ano, e um design que deu nas vistas no Intel Developer Forum.



Este híbrido pretende conseguir reunir a melhor da experiência de utilização de um tablet, com o melhor da experiência de utilização de um portátil. O ecrã deslizante pode mexer-se para revelar um teclado ou voltar a escondê-lo, se o utilizador preferir o contacto com a superfície tátil.



Sem data de lançamento conhecida ou acordos com fabricantes que garantam a sua produção (pelo menos conhecidos), o Letexo deverá ainda incluir portas USB e HDMI, para além de integrar a nova geração de processadores Ivy Bridge da fabricante.



De acordo com dados da Intel este ano serão lançados 75 novos ultrabooks, fieis à combinação de fatores que a empresa reuniu para designar o conceito, uma diversidade que permitirá baixar o preço destes equipamentos e torná-los mais competitivos, acredita a Intel.



As estimativas da fabricante apontam para uma descida do preço médio destes equipamentos até aos 699 dólares, valores estimados para os Estados Unidos e para o final do ano.



As comparações com o Asus Eee Pad Slider e com o Transformer, da mesma fabricante, já se fizeram mas há diferenças. Desde logo o facto do modelo proposto pela Intel não exigir um investimento adicional para transformar o equipamento de um conceito para outro, uma vez que aqui as peças estão integradas entre si e não são vendidas como acessório.




No mesmo evento a empresa também fez saber que embora os ultrabboks sejam a sua grande aposta, não está à margem do mercado de tablets. Um dos responsáveis da empresa frisou numa apresentação que a companhia está a trabalhar com 10 fabricantes nesta área.



Veja o vídeo que a Intel publicou, onde resume as principais novidades apresentadas no Intel Developer Fórum da China, com espaço de destaque para o novo ultrabook híbrido.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Cristina A. Ferreira