
Na rede social X, o dono da Tesla afirma que a nova fábrica da Samsung no Texas vai dedicar-se à produção da próxima geração de chips AI6, realçando a importância estratégica do negócio.
Segundo Elon Musk, a “Samsung concordou em permitir que a Tesla ajudasse a maximizar a eficiência da produção”. “Este é um ponto crucial”, destaca, acrescentando que irá acompanhar pessoalmente a linha de produção para “acelerar o ritmo dos progressos”.
Atualmente, a Samsung fabrica os chips AI4 usados para “alimentar” o sistema de condução autónoma dos automóveis da Tesla. Já a TSMC vai fabricar os chips AI5, primeiro em Taiwan e depois no Arizona, indica Elon Musk.
Como avança a Reuters, com a confirmação do negócio, o valor das ações da Samsung subiu 6,8%, alcançando um novo máximo desde setembro do ano passado. Acredita-se que o negócio poderá ajudar a fabricante a dar um novo impulso a um projeto que tem enfrentado dificuldades.
Citado pela agência noticiosa, Ryu Young-ho, analista da NH Investment & Securities, explica que, até agora, a fábrica da Samsung no Texas praticamente não tinha clientes. Embora o negócio possa representar apenas uma pequena parte da receita anual da empresa na área dos chips, a nova “encomenda” é significativa.
No ano passado, a Samsung adiou a recepção de encomendas de equipamento para a produção de chips da ASML na sua fábrica no Texas, uma vez que ainda não tinha garantido clientes para o projeto. A empresa já tinha adiado também o início das operações para 2026.
Para já, não é claro se o acordo entre a Samsung e a Tesla se relaciona com as negociações comerciais em curso entre a Coreia do Sul e os Estados Unidos. Ao que tudo indica, o país procura parcerias com empresas americanas, incluindo na área dos semicondutores, para alcançar acordos que permitam eliminar ou reduzir possíveis tarifas impostas pelo Governo de Donald Trump.
Embora ainda não tenham sido apresentadas datas para a produção do chip AI6, Elon Musk tinha avançado anteriormente que os chips AI5 seriam produzidos no final de 2026, o que sugere que a produção da geração seguinte aconteça posteriormente. Segundo previsões do analista Lee Dong-ju, da SK Securities, a produção poderá ter início em 2027 ou 2028.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Berkeley Humanoid Lite é um robot de código aberto que pode construir em casa com uma impressora 3D -
App do dia
PolyLia desafia-o a aprender novas línguas enquanto se diverte com amigos -
Site do dia
Vende produtos usados na Vinted ou outras plataformas? Esta ferramenta realça as imagens -
How to TEK
Cansado do ecrã de bloqueio do iPhone? Mude a organização com os widgets
Comentários