A votação do design para o Z-2, modelo que irá substituir o Z-1, em utilização desde há dois anos, faz-se online até 15 de abril próximo.

São três as variantes colocadas a votação, todas desenvolvidas pela fabricante ILC e pela Universidade da Filadélfia. À primeira opção foi dado o nome de Biomimicry, e é baseada nas criaturas florescentes das profundezas do mar, com linhas que brilham no escuro. Há pregas segmentadas nos ombros, cotovelos, quadris e joelhos que pretendem dar maior liberdade de movimentos.

A segunda opção chama-se Technology e mistura caraterísticas de trajes antigos e elementos futuristas. Também inclui faixas florescentes na zona do tórax e na lateral.

Com o nome Trends in Society, a terceira opção também usa pormenores com florescência e quer levar pra o espaço a "tecnologia" aplicada às roupas dos desportistas.

Segundo a NASA, o novo modelo que serve de base às três opções tem os seus detalhes técnicos completamente definidos e já foi testado.
O Z-2 terá sido o primeiro fato espacial a ser testado no vácuo e a ser desenvolvido com scanners óticos de 3D e impressoras 3D. Entre as suas caraterísticas técnicas está a capacidade melhorada de resistência a impacto.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico