Uma equipa de investigadores suíços apresentou um implante de análise sanguínea que é aplicado por baixo da pele e é pouco intrusivo para os utilizadores pelo tamanho reduzido de 14 milímetros de comprimento por 2 milímetros de largura. Através de tecnologia Bluetooth o IronIC System, como é chamado, comunica em tempo real a análise que faz ao sangue das pessoas.

Em cada análise o dispositivo consegue identificar até cinco proteínas diferentes mas em simultâneo, a característica que distingue este projeto de outros que estão a ser realizados noutras áreas de investigação. Glucose e colesterol estão entre os elementos que já são detetados pelo equipamento em análises feitas em ratos de laboratório.

Depois de fazer a comunicação com o telemóvel ou computador do utilizador a informação é depois enviada para o médico que pode receber informações atualizadas de um determinado paciente.

[caption]implante lausanne[/caption]

Este método de análise e monitorização permite uma análise mais precisa do estado de saúde de determinados pacientes, sobretudo aqueles que estão sob o efeito de medicamentos e devem produzir resultados num curto espaço de tempo.

A aplicação do implante é feita através de uma invasão com recurso a agulha, sendo depois o equipamento alojado no abdomen, no braço ou na perna em tecido intersticial. O IronIC System ainda está em fase de desenvolvimento e os investigadores da Escola Politécnica de Lausanne (EPFL) definem um prazo de quatro anos para que a tecnologia seja aplicável na maior parte dos pacientes clínicos.

[caption]implante lausanne[/caption]

Ainda existem aspetos a melhorar como a autonomia do dispositivo. Até ao momento o implante pode ficar entre 40 a 45 dias no corpo do paciente até que os agentes que fazem a deteção das proteínas envelheçam e percam eficácia na análise.

A nível de fonte de alimentação, existe uma pequena bateria incorporada no gadget e que é carregada através de uma placa que só precisa de ser encostada à pele do utente.

Segue-se um vídeo onde os principais responsáveis pelo projeto falam das vantagens do implante para a evolução dos sistemas de controlo de saúde:


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.