Olhando para os avanços que entidades como a NASA, a SpaceX e a Blue Origin têm feito na área do transporte espacial, não parece difícil levar humanos até Marte. Mantê-los no planeta nas melhores condições possíveis é que pode ser o grande desafio.

Mas na Universidade de Northwestern, nos EUA, um grupo de investigadores encontrou uma fórmula que permite fazer cimento em Marte e com os materiais do próprio planeta.

Como relata a publicação MIT Technology Review, a ‘receita’ é aparentemente simples: aquecer enxofre até aos 240º, altura em que assume o estado líquido. Depois basta misturar ‘solo’ marciano e deixar arrefecer.

Um dado importante é que para fazer cimento marciano não será necessária água, um recurso que existe no planeta e cujas reservas limitadas - pelo menos as que são conhecidas - poderão ser fundamentais para outras atividades.

Os cientistas simularam várias misturas de cimento e já terão encontrado uma que garante os níveis ideais de durabilidade e resistência. Mas o trabalho de desenvolvimento vai continuar.

O MIT recorda que os investigadores já quiseram criar cimento por enxofre também na Lua, mas repararam depois que as condições existentes no satélite natural da Terra condicionavam de forma negativa o desempenho do material.