Juntar a aspiração com a lavagem do chão, limpando eficazmente os vários tipos de pavimento, evitar obstáculos e “armadilhas” e manter os tapetes e carpetes sem vestígios da água usada nos soalhos, e sem espalhar germes. Estas são algumas das premissas que estão na base do desenvolvimento dos novos aspiradores “combo” da iRobot, que juntam a aspiração à lavagem do chão, com capacidade de detetar diferentes necessidades de limpeza e de se adaptarem.
O Roomba Combo j9+ é o novo topo de gama, com uma base de recarga automática de água e depósito do lixo aspirado, e que ganha novas funcionalidades, o Dirt Detective para “investigar” a sujidade e o SmartScrub que esfrega o chão de forma mais persistente nas zonas onde é necessário. Mas a iRobot anunciou mais modelos, com o aspirador Roomba j9+, o modelo que só aspira e não tem lavagem, e ainda dois equipamentos de gama média, o Combo j5+ e o Combo i5+, também com lavagem do chão, que se juntam à gama de produtos da marca nas lojas.
Colin Angel, CEO e Co-fundador da iRobot, garante que estes são os equipamentos mais inteligentes que a empresa que criou a partir de um financiamento do MIT já lançou, mas promete que a inovação não vai ficar por aqui e que se vai sentir no hardware e no software. Para já a iRobot quer mostrar o potencial da nova geração de aspiradores robóticos, mas também restabelecer a confiança dos consumidores.
“Ao longo do tempo a relação dos consumidores com o aspirador evoluiu. Há uma fase de “lua de mel”, que inclui a pré compra e a avaliação do produto, em que até os pequenos erros são engraçados, mas depois são confrontadas com os problemas de viverem juntos”, explica Warren Fernández, gestor de produto, que alerta para a necessidade de avaliar as características das várias marcas e produtos que vão fazer a diferença ao longo do tempo de utilização.
Veja as imagens
A iRobot não costuma fazer comparação direta com a concorrência, mas nesta apresentação para um grupo reduzido de jornalistas, que decorreu em Madrid no final da semana passada, abriu o jogo também da forma como faz os testes internos e define uma escala de sucesso. “Queremos garantir a satisfação dos nossos clientes a longo prazo, durante vários anos, e manter a sua lealdade”, justifica Colin Angel.
O investimento em inovação levou a iRobot a desenvolver um sistema de lavagem e aspiração no mesmo produtos, apesar de nos últimos anos ter defendido que as funcionalidades se deviam manter separadas. “Os clientes pediram que juntássemos tudo num só produto” aponta Colin Angel. O desenho do braço que levanta e baixa a mopa para limpeza do chão, evitando que esta toque os tapetes e as carpetes, a definição inteligente de zonas de limpeza e a configuração daquelas que precisam de maior “esfregadela”, foram funcionalidades que a iRobot desenhou ao longo dos últimos anos e que acredita que agora estão prontos para o mercado, mas que também vão continuar a evoluir.
O que é preciso aspirar e o que precisa de ser lavado?
O Roomba Combo j9+ tem um sistema de limpeza de quatro fases e escovas duplas com ajudam a maior sucção da sujidade contribuem para a pressão de esfregar o chão. Desta forma o robot pode lidar melhor com diferentes tipos de sujidade, com os pelos dos animais de estimação e as exigências de espaços como cozinha e casa de banho.
A iRobot afirma que a tecnologia do novo robot é sete vezes mais rápida a definir o mapeamento da casa e que atribui automaticamente nomes a todas as divisões. Com recurso a uma câmara e machine learning o robot reconhece e evita objetos e animais, mesmo os perigosos detritos que em casos extremos eram “espalhados” com a ajuda dos robots.
Veja o vídeo
O sistema exclusivo de mopa elevatória, com um braço robótico que levanta e baixa o pano de limpeza que aplica a função de lavagem depois do robot pulverizar o chão com a água e detergente do depósito, evita que a água chegue aos tapetes e carpetes, aquilo que a empresa designa como o D.R.I. - Dry Rug Intelligence.
A iRobot tem mais nomes interessantes para as novas funcionalidades. O Dirt Detective personalizar as definições e limpa primeiro as divisões que estão mais sujas com base na informação do histórico de limpeza, aliviando os utilizadores dessa tarefa de configuração, e o SmartScrub é o sistema que trata de esfregar o chão, aplicando pressão para baixo enquanto insiste em várias passagens pelas zonas mais sujas.
A base de carregamento, que já tinha a recolha do lixo aspirado, ganha agora um maior depósito para a água, que pode durar até 30 dias par dar mais autonomia ao robot. E o design foi também melhorado, com uma placa de madeira que se pode integrar no estilo das casas sem destoar muito e com espaço para guardar sacos e mopas extra.
Apesar de ser mais silenciosa do que a geração anterior, quando o robot recolhe à base é audível a sucção dos detritos do seu depósito para o saco do lixo, que pode ser trocado com um intervalo de 60 dias, dependendo do tipo de uso.
Roomba j9+ concentra funções na aspiração
Dedicado apenas à aspiração, o Roomba j9+ traz também funcionalidades da nova geração de aspiradores e Warren Fernández explica que foi pensado para limpar casas maiores e com animais de estimação peludos. O poder de sução é superior e a bateria tem mais duração do que as gerações anteriores.
A tecnologia Carpet Boost tem um sistema de limpeza de 3 fases e escovas duplas de borracha, detetando o tipo de piso e adaptando a limpeza ao que é necessário. Depois de terminar o clico descarrega a sujidade de forma automática na base onde lixo fica armazenado e que tem um depósito para 60 dias.
O robot conta com a funcionalidade Dirt Detective para analisar os padrões e tempos de limpeza registados e dar prioridade automática às divisões que precisam de maior atenção. Para isso pode automaticamente definir a intensidade da aspiração e o número de passagens, para as diferentes áreas da casa.
Há ainda dois novos modelos, o Combo j5+ e o Combo i5+, que também juntam a lavagem à aspiração, e que partilham algumas das funcionalidades do novo Combo j9+ chegando ao mercado a um preço mais baixo
Comando de voz e evolução do software
O sistema operativo iRobot OS é um dos componentes relevantes para o trabalho dos robots aspiradores da marca e está já na versão 7.0, com evoluções que são partilhadas com as gerações anteriores de equipamentos da marca. As novidades da nova geração passam pela adição do Dirt Detective e SmartScrub no Roomba Combo j9+ e Roomba j9+, sendo que a capacidade de limpeza extra vai chegar também aos modelos Roomba Combo j7+, que podem ativar esta funcionalidade em algumas divisões da sua casa para uma lavagem mais profunda.
Os novos aspiradores Roomba Combo j9+ e o Roomba j9+ ficam disponíveis hoje para pré venda em Portugal e os preços definidos são de 1.399 euros para o Combo j9+, 899 euros para o j9+ e 799 euros para o j9.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Missão Ariel da ESA quer explorar 1.000 exoplanetas e Portugal ajuda com engenharia e ciência -
App do dia
Wayther: uma nova app de previsões meteorológicas detalhadas para otimizar viagens -
Site do dia
Tetr.io é uma versão competitiva de Tetris e os adversários não dão tréguas -
How to TEK
Farto de reagir no WhatsApp com emojis? Crie os seus próprios stickers
Comentários