A montanha mais alta dos Alpes foi o pretexto para captar uma fotografia com 365 gigapixéis, que resulta da combinação de 70 mil imagens recolhidas ao longo de duas semanas no final do ano passado. Foram usadas três máquinas fotográficas no projeto, que foi para o terreno a 3.500 metros de altitude, com temperaturas negativas de 10 graus e que continuou em estúdio durante dois meses.



No trabalho de estúdio foram coladas todas as imagens recolhidas e criada a fotografia panorâmica que agora conquista o recorde de maior foto do género recolhida a partir da Terra. A imagem é digital e isso revela-se nos 46 terabytes de dados que permitiram criá-la e que agora qualquer pessoa pode explorar a partir do site do projeto. Se fosse impressa teria o tamanho de um campo de futebol.



A panorâmica que até agora garantia o título de maior do mundo tem menos 45 gigapixeis. Foi tirada em Londres em 2013, a 180 metros de altitude e demorou três dias a registar a cidade, para oferecer uma vista de 360º sobre a capital britânica. A montagem da fotografia em estúdio demorou três semanas.



De sublinhar que a NASA revelou no ano passado aquela que é efetivamente a maior foto panorâmica alguma vez vista por humanos. Mostra a Lua e resulta de imagens recolhidas ao longo de quatro anos. Não perturba o recorde das imagens captadas no Monte Branco, se falarmos apenas de imagens captadas a partir da Terra, já que não é o caso.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico