Há uma nova empresa portuguesa pronta a tentar a sua sorte no mercado dos media sociais. Chama-se Yucca Tech e nasce da vontade, sentida por dois amigos, de criar "projetos tecnológicos e jogos para redes sociais". O primeiro a ver a luz do dia deverá ser lançado em janeiro de 2013.

Falamos de Godz, um jogo de estratégia e RPG (role playing game) para o Facebook, que se deverá afirmar como o primeiro de quatro jogos para a plataforma que a empresa pretende lançar nos próximos dois anos.

Para além dos chamados jogos sociais, a companhia deverá também apostar em serviços de consultoria e social media: soluções que "vão desde produtos que permitem a integração das empresas em redes sociais, aplicações mobile, gamificação e soluções integradas empresariais", adianta Hugo Fontes, um dos parceiros e investidores da companhia criada em 2011.

"Sentimos que precisámos de algo mais a nível pessoal" e que "havia uma grande necessidade no mercado de novos produtos no campo das tecnologias", afirma Pedro Lopes, um dos sócios fundadores da empresa. Foi no início de 2011 que, juntamente com Pedro Fernandes, frequentou o programa de aceleração de ideias Beta-i, tomando contacto com outras pessoas que tinham a mesma ambição: criar algo próprio.

Em setembro desse ano candidataram-se ao QREN, que lhes assegurou um financiamento de 500 mil euros a fundo perdido, para avançarem com o projeto, mas ainda assim continuavam a precisar de investidores. Juntaram-se-lhes Nuno Cunha e Hugo Fontes, um empresário de Angola - um mercado onde a empresa também pretende assegurar presença.

A equipa conta atualmente com seis colaboradores - entre ilustradores, programadores e social media managers - e está em fase de desenvolvimento do seu primeiro jogo. "Descobrimos que através de produtos mais fun, como os jogos, as empresas e as marcas podem colocar-se num patamar que as diferencie das outras", explica o Pedro Lopes, num comunicado.

Godz, que apresentam como "o primeiro jogo de estratégia feito por uma empresa portuguesa para o Facebook", coloca o utilizador na pele de um deus, de entre três à escolha (Sasha, Thon e Sanon), com diferentes poderes mas um objetivo comum: "derrotar Afexha, a deusa da morte e a vilã do mundo de Godz".

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Sasha, deusa do amor: é bela e maliciosa.

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Thon, deus do fogo: é mágico e ousado.

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Sanon, deus da guerra: é justo e implacável.

Apesar de se tratar de um jogo social aposta numa grande componente de estratégia e RPG e terá um fim, destacam os criadores. Independentemente do rumo ou das ações do jogador, existe uma história paralela que se desenrola por capítulos. Cada um conta uma parte do enredo que subjaz ao título, "inspirado em elementos da cultura maia, asteca e inca, com uma grande dose de tecnologia à mistura", revela a empresa.

[caption]Godz[/caption]

O título ainda não está disponível para testes, mas as novidades relativas ao desenvolvimento podem ir sendo acompanhadas numa página criada no Facebook para o efeito e a Yucca Tech disponibilizou algumas imagens que partilhamos com os nossos leitores.

[caption]Godz[/caption]
Afexha, deusa da morte, e Kesha, deus da vida

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Joana M. Fernandes