Os mentores do Kano pediam cem mil dólares na plataforma de crowdfunding para que o projeto fosse concretizado. Quando ainda faltam 24 dias para as contribuições fecharem, o computador open source e construa você mesmo já angariou mais de 650 mil dólares, seis vezes mais do que era pedido.

O entusiasmo da comunidade é espelho do interesse que este tipo de projetos consegue ter junto das pessoas. O Kano é um kit, onde na mesma caixa vêm todos os módulos necessários para construir um computador funcional, por apenas 75 euros.

Cartão SD de 8GB, recetor Wi-Fi por entrada USB, cabo de alimentação, cabo HDMI, coluna exterior e um Raspberry Pi módulo B. Apesar de estes elementos poderem ser comprados individualmente, o Kano passa essa barreira e disponibiliza on the box tudo o que o computador de bolso necessita para ter as principais funcionalidades de um PC "normal".

Na caixa há ainda um teclado próprio, exigindo apenas aos utilizadores um ecrã que tenha ligação HDMI.

O projeto é destinado para os mais novos e para a área da educação, sendo que o objetivo é que no futuro a maior parte dos jovens saiba uma língua de programação como atualmente se sabe o inglês ou o francês por exemplo.

O Kano traz de origem uma versão própria do Linux e dizem os responsáveis pelo projeto que o computador tem a capacidade para permitir a produção de jogos como o Snake e o Pong, criar música e vídeos em HD.

Para já o Kit mais barato disponível custa 119 dólares e tem expedição prevista para julho de 2014, mas quando o kit estiver disponível para comercialização vai custar 99 dólares, cerca de 75 euros.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.