A LG iniciou a pré-venda da televisão EA9800, a primeira da tecnológica asiática a chegar ao mercado e a combinar um ecrã curvo com a tecnologia OLED. Para já este televisor topo de gama de 55 polegadas vai ser um exclusivo do mercado sul-coreano e deve ser lançado internacionalmente nos próximos meses.

O design curvo do ecrã permite que os olhos do utilizador e os vários pontos do ecrã estejam à mesma distância, eliminando a perda de qualidade de visualização e de definição que costumam estar associadas às extremidades de um ecrã de grandes dimensões.

O equipamento custa 15 milhões de wons, cerca de 10.350 euros, e pode ser comprada em quase 1.400 lojas na Coreia do Sul, um modelo comercial que espelha a aposta que a LG está a desenvolver no mercado das televisões. O diretor executivo da divisão de entretenimento da tecnológica, Havis Kwon, é um exemplo da confiança que se vive na empresa oriental ao afirmar que "a LG tem a liderança inigualável nos ecrãs de próximo geração".

[caption]LG Curved Oled[/caption]

Esta afirmação tem um lado verdadeiro e outro questionável. A fabricante está empenhada no desenvolvimento de ecrãs curvos e prometeu que até ao final do ano será lançado um smartphone cujo ecrã terá propriedades flexíveis. Por outro lado o conceito de "inigualável" é "igualado" de certa forma pela Sony e pela Samsung que também têm tecnologia e televisores OLED curvos que foram apresentados na CES 2013.

[caption]LG Curved Oled[/caption]

A LG fica no entanto com o título de ser a primeira a disponibilizar comercialmente este novo segmento de televisores. Com uma espessura de 4,3 milímetros - o equivalente à largura de uma caneta - a 55EA9800 incorpora a tecnologia WRGB que junta um pixel branco aos três pixéis de cores básicas que ajuda a reproduzir com mais realismo as cores dos conteúdos.

A TV tem ainda um software de refinamento de cores e suporta a reprodução de conteúdos em 3D.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico