A Vodafone e a Câmara Municipal da Lourinhã apresentaram hoje o projeto Lourinhã Lights On, Lights Off, um novo sistema de iluminação inteligente que equipa o centro histórico daquela localidade.A Lourinhã transforma-se assim no primeiro município do distrito de Lisboa a monitorizar e a otimizar os seus próprios consumos energéticos. 

O projeto Lourinhã Lights On, Lights Off é uma parceria entre a operadora móvel, o munícipio referidos e a empresa Lightenjin, e, pode ler-se em comunicado, “revoluciona o conceito de iluminação pública na Região Oeste”.

Foram substituídas 35 luminárias de vapor de sódio por tecnologia LED, sistema que fica associado a uma plataforma de controlo que permite “supervisionar os consumos energéticos em tempo real, definir calendários ou perfis horários, gerir cada elemento individualmente e regular os fluxos de intensidade de luz durante a noite. 

Os serviços municipais da Câmara Municipal da Lourinhã passam ainda a ter acesso a um vasto conjunto de informação, que inclui, por exemplo, a possibilidade de serem emitidos alertas em caso de avaria ou danos. Estas modificações implementadas no centro histórico da vila fazem também com que os custos de manutenção dos equipamentos possa baixar, além de que todas as luminárias estão agora geo-referenciadas e registadas.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.