O conceito do Tablet PC concebido pelo fundador do blog de tecnologia TechCrunch, Michael Arrington, ainda não tem data para lançamento, mas já não se fala noutra coisa. O TeK ainda não tinha abordado o projecto - que continua com indecisões por esclarecer, nomeadamente em relação ao preço - e por isso hoje aproveita para mostrar um dos vídeos disponibilizado para explicar o conceito, usando um protótipo.
O objectivo era criar um touch screen simples para aceder à Internet fino, leve e barato. Prevê-se que chegue às lojas dos EUA durante o mês de Novembro, e há quem antecipe uma "nova revolução nos gadgets, como a que significaram o iPhone e o Eee PC da Asus".
A comparação foi feita por Barry Judge, director de marketing da cadeia de lojas norte-americana Best Buy, através do Twitter, depois de um encontro com Michael Arrington em que este lhe mostrou o último protótipo.
O CrunchPad vai custar 300 dólares, o equivalente a pouco mais de 200 euros (211,30), e será fabricado pela CrunchPad Inc, uma empresa recentemente fundada e com sede em Singapura. A estimativa é do mentor do projecto mas foi recentemente posta em causa por uma notícia do Straits Times que aponta afinal para um valor de 400 dólares.
O ecrã táctil é de 12 polegadas e o dispositivo só tem um botão, que serve para ligar e desligar o aparelho, toda a navegação será feita a partir do ecrã. Vem equipado com processador Intel Atom a 1,6Ghz, 1GB de RAM e entrada USB. A ligação à Internet deverá estar disponível via Wi-fi e 3G.
O corpo é em alumínio - o que oficialmente já fez subir o preço cerca de 100 dólares (o valor inicialmente apontado era de 200 dólares) - e o último protótipo apresentado tem 18 mm de espessura. Conta também com webcam, microfone e entrada para headphones. Todo o software é open source e o sistema desenvolvido pelos responsáveis do projecto.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários