Existem no mercado alguns dispositivos móveis que apresentam uma quantidade de armazenamento generosa: 64 GB em smartphones topo de gama, 128 GB no iPad mais “espaçoso” por exemplo. Mas o armazenamento extra costuma pagar-se a "peso de ouro" – na gama de smartphones da Apple o dobro do armazenamento implica o pagamento de quase mais 100 euros.



Olhando para este cenário e sabendo também que uma grande parte do mercado investe em equipamentos de gama média-baixa que apenas têm 8 GB ou menos de armazenamento, rapidamente há problemas de espaço no telemóvel – mesmo na era da cloud e dos cartões microSD.

Para os que fazem um grande consumo de dados a Mblok tem uma solução: um periférico que pode funcionar como uma pen USB e como centro multimédia ultra-portátil. Como? Comunica através de Bluetooth 4.0 com os dispositivos móveis.



Dizem os responsáveis pela campanha de crowdfunding que o Mblok tem a vantagem de permitir fazer streaming de conteúdos vídeo e áudio sem ser necessária ligação à Internet. O projeto precisa de 120 mil dólares canadianos para ser concretizado e quando faltam 27 dias para o fim da iniciativa já foram reunidos 57 mil.



No Kickstarter o modelo de 256 GB ainda pode ser adquirido por 279 dólares canadianos, cerca de 190 euros.

MBLOK
by IvanZaitsev
on Sketchfab




Apesar de ser questionável o uso de Bluetooth para a transferência de ficheiros e não Wi-Fi – que no caso deste equipamento implica o uso de uma aplicação própria – se o projeto atingir os 300 mil dólares canadianos os Mblok virão com BlokDirect, que possivelmente usará Wi-Fi e não necessitará de uma aplicação companheira.



Existem outros dois pontos onde o Mblok mostra grande preocupação: ao nível do design, sendo minimalista e construído em metal, e ao nível da segurança, sendo que todos os dados armazenados estarão protegidos por uma encriptação de 128-bits.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.