O F015 Luxury in Motion é a estrela da fabricante alemã de automóveis na maior feira de eletrónica de consumo do mundo, a CES. É um carro elétrico, que se conduz sozinho e que reúne todas as condições para manter os passageiros ocupados com tarefas nada relacionadas com a condução ou a atenção à estrada.



Com um design futurista e um amplo teto de vidro, pensado para deixar entrar a luz, o modelo foi pensado para deixar tanto espaço livre quanto possível ao utilizador no interior, para que este possa tirar o melhor partido de outras características do carro. É por isso que os bancos giram e permitem criar um ambiente de sala de estar.



O F015, que também pode ser conduzido por um humano, integra seis ecrãs de toque de alta resolução nas portas, através dos quais é possível interagir de várias formas: toques, gestos ou mesmos os movimentos dos olhos, para navegar na Internet ou ver o que se passa fora do veículo.





Quando funciona em modo autónomo é apoiado por sensores que lhe "dão a sensibilidade de um condutor humano" perante um peão numa passadeira, ou outras situações do género e emite mesmo alertas sonoros ou luminosos em função de cada situação.



Mais do que um exemplo de evolução tecnológica, o automóvel conceptual mostrado pela Mercedes pretende espelhar a visão da empresa relativamente ao tema e ao impacto que a condução autónoma terá nas nossas vidas.



Dieter Zetsche, chairman da Daimler AG e responsável da Mercedes, defendeu durante a apresentação que a condução autónoma irá alterar o papel dos carros nas nossas vidas: serão cada vez menos meios de transporte e cada vez mais casas em movimento.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.