Com mais de 40 anos de "existência", o microprocessador é apontado pela Intel como o herói anónimo da era moderna. Em quatro décadas estes pequenos dispositivos foram o "coração" de muitas máquinas, assegurando uma parte essencial do funcionamento de milhões de equipamentos.

O contributo mais reconhecido está ligado aos computadores, onde os utilizadores se habituaram a procurar a referência do processador como garantia de desempenho, mas estende-se a muitos outros equipamentos, dos telemóveis às câmaras fotográficas, consolas de jogos, televisores, leitores de música, automóveis e até eletrodomésticos, como as máquinas de lavar roupa. E nestes é habitual que passe despercebido, até nas especificações técnicas.

Embora a Intel seja a empresa percursora do desenvolvimento dos microprocessadores, a história faz-se de muitos outros nomes, como a Zilog, criada por funcionários que saíram da Intel ainda na década de 70, a Motorola, a IBM e a Texas Instruments.

A grande rival da Intel, a AMD criava o seu primeiro processador no final da década de 70, mas manteve-se sempre activa na inovação, superando a gigante de semicondutores no lançamento de processadores de 64 bits em 2004. Juntas as duas empresas dominam o mercado de processadores para computadores pessoais x86, mas outras marcas se destacam em arquitecturas RISC, nomeadamente a britânica ARM.

Para assinalar os 40 anos do microprocessador a Intel preparou uma homenagem, onde mostra a evolução da utilização do microprocessador. E é uma homenagem justa, já que esta é a sua principal fonte de rendimento.

Veja abaixo alguns dos equipamentos que usam microprocessadores e as datas em que foram lançados.

[caption]Nome imagem[/caption]

[caption]Nome imagem[/caption]

[caption]Nome imagem[/caption]

[caption]Nome imagem[/caption]

[caption]Nome imagem[/caption]

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.