A Microsoft desenvolveu um conjunto de aplicações que têm por base alguns serviços do Bing e que podem ser utilizados de forma integrada com o Excel e o Office dos novos modelos da suite de produtividade.

As apps podem ser instaladas ao estilo add-on no Office 2013 e no Office 365. Os serviços são o Bing News Search, Image Search e o Dictionary para o Word, enquanto o Excel também pode ter ligação com o Dictionary, com o Bing Finance e com o serviço de mapas.

Por exemplo, o Bing Maps permite que um utilizador coloque dados informativos num mapa, que apesar de estar dentro de um documento Excel continua a suportar a maior parte das funcionalidades e modos de vista que o serviço apresenta na versão Web.

[caption]Bing Maps[/caption]

A aplicação Bing Finance é a única que ainda está em fase beta mas possibilita que um utilizador construa uma tabela que vai controlando os resultados financeiros das empresas definidas. Existem vários separadores que correspondem a informações diferentes, como a variação no preço das ações.

[caption]Bing Finance[/caption]

O Bing News Search traz um maior nível de produtividade até ao Office permitindo uma pesquisa de notícias ao mesmo tempo que é redigido um documento. O conceito é o mesmo para o Bing Images, que viabiliza a pesquisa de imagens e a sua introdução nos documentos de forma agilizada.

[caption]Bing Search News[/caption]

E esta é outra das vantagens das Bing Apps: é possível aceder a um grande número de dados e serviços sem sair das aplicações da suite Office. Todas as apps são gratuitas.

Com este lançamento a Microsoft pretende disponibilizar o Bing "de forma mais conveniente e intuitiva" e quer aliar os resultados da pesquisa às ferramentas de produtividade, apostando em maiores níveis de sinergia entre os diferentes produtos da empresa.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico