O aspecto, as cores e o design do novo Windows 8 têm sido um dos principais alvos de comentários da comunidade de internautas depois da apresentação do novo sistema operativo da Microsoft, que decorreu esta semana na conferência BUILD.

Para muitos a semelhança com o Windows Phone 7, que usa o mesmo interface de utilizador ao estilo Metro é causa de desapontamento, enquanto outros se mostram agradados pela simplicidade do interface e fluidez de utilização.

Como o TeK já tinha escrito durante a conferência de abertura da BUILD, o interface do novo Windows 8 aposta na personalização e é dominado por "blocos" de aplicações, sendo dada preferência de navegação ao toque.

O primeiro ecrã, quando o sistema está bloqueado, mostra uma imagem personalizada e a informação sobre mensagens recebidas e marcações de agenda.

[caption]Nome imagem[/caption]

Mas é a imagem de abertura (Start Screen) - que substitui o tradicional desktop, que se assemelha mais ao interface do Windows Phone 7, como pode ver abaixo. Cada "bloco" pode ser personalizado de acordo com as escolhas dos utilizadores para as aplicações mais importantes.

[caption]Nome imagem[/caption]

Os "blocos" continuam a dominar na área de ficheiros, nesta imagem dominado por fotografias.

[caption]Nome imagem[/caption]

Veja ainda o vídeo onde Jensen Harris, da equipa do Windows User Experience, explica e mostra as opções em entrevista ao Channel 9, no canal oficial da BUILD. Em inglês, sem tradução e sem legendas...

Escrito ao abrigo do Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.