O sistema de realidade aumentada da Microsoft - denominado Illumiroom - revelado no final do ano passado através de um vídeo e cujo registo de patente o TeK noticiou, vai ser tecnicamente apresentado no final do próximo mês de abril, durante a edição de 2013 da ACM SIGCHI - Conference on Human Factors in Computing Systems, que se realiza em Paris entre 27 de abril e 2 de maio.

O anúncio foi feito no site da Microsoft Research e segue-se à primeira apresentação do sistema, realizada durante a CES 2013 no pavilhão da Samsung, mas na qual faltaram explicações oficiais da tecnologia utilizada para a sua concretização comercial.

De acordo com a Microsoft, o Illumiroom é um sistema multimédia interativo baseado no conceito de realidade aumentada, para usar numa fase inicial em videojogos, que aumenta a área de visualização de um televisor através da projeção de conteúdos vídeo adicionais à imagem principal.

Concebido pelos engenheiros Brett Jones, Hrvoje Benko, Eyal Ofek e Andy Wilson, todos eles da Microsoft Research, o sistema usa um sensor Kinect para "ler" a dimensão da sala e as imagens mostradas no ecrã do televisor, a que se junta um projetor de vídeo que vai adicionar mais vídeo às paredes que envolvem o espaço. Tudo isto em tempo real.

A Microsoft refere que o sistema tem a capacidade de alterar o aspeto visual da sala onde está integrado, induzindo mais movimento, "alargando o campo de visão e permitindo uma experiência de jogo totalmente nova".

Veja o vídeo que a Microsoft preparou sobre o Illumiroom:


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.