Produzir vídeos para o YouTube com os chamados "gameplays" é uma prática comum e há já quem faça disso uma ocupação a tempo inteiro - e uma atividade que rende milhões em receitas. Entre os vários milhares de jogos atualmente existentes para computadores, consolas e dispositivos móveis, o Minecraft foi quem reinou em termos de visualizações na plataforma de vídeos da Google, gerando um total de 2,4 mil milhões de visualizações em janeiro.

Segundo um novo estudo realizado pela NewZoo e pela Octoly, os vídeos relacionados com jogabilidade representam 96,6% do top-20 de visualizações do YouTube. O Minecraft, lançado há quase seis anos e que simula a construção em blocos de um mundo virtual, encabeça a lista, reunindo 41% das visualizações e conseguindo uma larga vantagem em relação ao segundo classificado: Grand Theft Auto, que "apenas" conseguiu 14% das visualizações, num total de 790 milhões.

Os restantes 18 jogos contabilizam 45% de toda a atenção dos espectadores em busca de vídeos de jogos. A completar o pódio está o jogo de futebol FIFA, com 368 milhões de visualizações, sucedendo ao Call of Duty, cujos vídeos apenas foram vistos por 237 milhões de pessoas.

O Clash of Clans é o único na lista disponível exclusivamente para dispositivos móveis e surge na nona posição, com 187 milhões de visualizações. Destaque ainda para o Mario Kart, no 18.º lugar, responsável pela maior subida, de doze posições.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico