A Microsoft e a Mojang decidiram fazer uma surpresa aos professores que estão a utilizar o Minecraft para manter os estudantes interessados durante as aulas à distância e a todos os jogadores mais novos que estão à procura de aprender mais sobre o mundo. A loja digital do popular videojogo conta agora com um vasto conjunto de materiais educativos gratuitos. Todos os novos mundos virtuais estão disponíveis gratuitamente até o dia 30 de junho.

Escola virtual do Minecraft Education Edition abre as portas às crianças que estão a estudar em casa
Escola virtual do Minecraft Education Edition abre as portas às crianças que estão a estudar em casa
Ver artigo

As empresas querem demonstrar que, mesmo em tempo de pandemia, o Minecraft pode ajudar os mais novos a distanciar-se de todo o “caos” e a entreter a mente ao mesmo tempo que a exercitam. Agora, estudantes e professores podem embarcar numa aventura espacial e explorar a Estação Espacial Internacional, descobrir os mistérios da Grécia Antiga ou perceber como funciona a produção de energias renováveis: tudo isto a partir do jogo.

Ainda neste mês, a Microsoft e a Mojang decidiram abrir o acesso do Minecraft Education Edition a todas as escolas que tenham uma licença Office 365 válida até junho deste ano. A pensar nos professores que precisam de uma ajuda a planear aulas que sejam apelativas, a equipa da Microsoft preparou uma “caixa de ferramentas” com dicas, atividades e 50 ideias para lições na área das ciências e tecnologia.

A versão educativa do jogo promete uma aprendizagem mais prática e interativa. Por um lado, permite aos professores explorar novas metodologias de ensino, por outro, estimula os alunos a aprenderem mais do que se estivessem simplesmente a observar ou a tirar apontamentos. Por exemplo, em vez de explicar aos estudantes o funcionamento do olho humano, os professores podem pôr os estudantes a construir um olho digital.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.