Devido à pandemia de Coronavírus (COVID-19) inúmeras escolas em todo o mundo viram-se obrigadas a encerrar de forma a conter possíveis contágios e as aulas à distância tornaram-se numa realidade para milhares de alunos. Para ajudar os professores a manter os estudantes interessados, a Microsoft e a Mojang decidiram abrir o acesso do Minecraft Education Edition a todas as escolas que tenham uma licença Office 365 válida até junho deste ano.

A versão educativa do jogo promete uma aprendizagem mais prática e interativa. Por um lado, permite aos professores explorar novas metodologias de ensino, por outro, permite aos alunos aprenderem mais do que se estivessem simplesmente a observar ou a tirar apontamentos. Por exemplo, em vez de explicar aos estudantes o funcionamento do olho humano, os professores podem pôr os estudantes a construir um olho digital.

Através da funcionalidade multiplayer, os alunos podem trabalhar em conjunto nos seus projetos. Uma vez terminada a lição, os estudantes podem submeter os TPC através da função Camera and Book & Quill, a qual permite tirar screenshots, assim como escrever num livro virtual e exportar os ficheiros para PDF.

A pensar nos professores que precisam de uma ajuda a planear aulas que sejam apelativas, a equipa da Microsoft preparou uma “caixa de ferramentas” com dicas, atividades e 50 ideias para lições na área das ciências e tecnologia. Para poder participar na oferta da Microsoft e da Mojang, as escolas necessitam de preencher um formulário além de verificar se têm uma licença Office 365 válida.