Tomar banhos de imersão numa banheira pode nunca mais ser a mesma experiência caso a tecnologia desenvolvida por um grupo de investigadores japoneses chegue a ficar comercialmente disponível. O AquaTop faz uso de um sensor Kinect por forma a tornar a água numa superfície interativa onde se podem ver filmes e jogar jogos.

Para que a tecnologia funcione primeiro é preciso misturar um pó branco na água para que esta fique opaca e permita que os sensores de movimento funcionem com mais precisão, explica o CNet. A funcionar com base num sistema operativo dedicado, a tecnologia reconhece alguns movimentos que executam funções através da projeção no líquido.

Pegar em objetos num sítio e larga-los noutro, abrir os dedos para expandir uma foto, afundar uma imagem com um dedo para fazê-la desaparecer são alguns dos exemplos que o vídeo seguinte exemplifica e que demonstra com mais clareza o conceito do AquaTop.

A vantagem para as superfícies táteis atuais está na tridimensionalidade das ações e na flexibilidade das mesmas. No geral, o utilizador consegue ter uma experiência mais imersiva com os conteúdos, ainda que haja perda de qualidade de imagem.

Para compensar, e tal como se vê no vídeo, a possibilidade de explorar jogos onde a água funciona como um elemento físico que confere mais credibilidade à jogabilidade é um factor positivo. Os investigadores adicionaram ainda um sistema de vibração e de LED que é aplicado por baixo da superfície para criar texturas nos jogos.

Para já a aplicação mais imediata do AquaTop é mesmo na vertente do entretenimento e pode ser usada em parques aquáticos. Apesar de ser possível visualizar documentos em formato Word e Excel, este tipo de atividades acabam por ser demasiado estáticas para aproveitar as possibilidades que a tecnologia apresenta.

O TeK já tinha dado a conhecer o Obake, um outro projeto que está a ser desenvolvido pelo MIT que faz uso de uma superfície elástica para criar conteúdos com relevo.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.