A Mozilla apresentou imagens de conceito de um telemóvel que está a ser desenvolvido por um dos seus designers de produto, Billy May, com base nas sugestões e propostas feitas online pela comunidade de programadores.

Segundo explica o responsável, o Seabird constitui uma experiência sobre como os utilizadores podem interagir com os seus conteúdos móveis à medida que os dispositivos e a tecnologia evoluem.

Enquanto os processadores, conectividade e plataformas de desenvolvimento para telefones se têm aproximado cada vez mais das disponíveis para computadores, torna-se cada vez mais evidente o atraso no desenvolvimento de formas eficientes de introduzir a informação nesses dispositivos, defende.

O conceito subjacente ao Seabird está totalmente focado na interacção do utilizador com o dispositivo e pretende dar ao utilizador formas de aceder e controlar o telefone mesmo com ele "longe do seu corpo", adiantou Billy May.

Recurso a um dongle multiusos para aumentar o interface gestual do dispositivo ou a manipulação directa de conteúdos 3D no espaço são algumas das possibilidades em cima da mesa.

As primeiras imagens do conceito mostram ainda um equipamento que integra dois projectores (que também fornecem um teclado virtual exterior ao equipamento), uma câmara de 8 megapixéis e é capaz de recarregar a bateria sem recorrer a fios - como pode ser conferido no vídeo criado para apresentar o conceito, que reproduzimos abaixo.