Os primeiros eventos do MWC16 começaram no fim de semana e a Alcatel, a Huawei, a LG e a Samsung estão entre as marcas que já fizeram pré-conferências e mostraram as principais novidades aos jornalistas, analistas e parceiros que todos os anos acorrem a Barcelona para ver as tendências e produtos que vão marcar o ano.

E basta ver os alinhamentos para perceber que a realidade virtual, a Internet das Coisas e as ligações de maior velocidade vão marcar a agenda, onde não faltam gadgets mais inteligentes e ligados aos dispositivos do dia-a-dia, computadores híbridos e smartphones mais potentes. E óculos de realidade virtual, câmaras de 360 graus e drones.

Mesmo para quem vai passar vários dias na feira, como o TeK, será difícil descobrir todos os produtos e soluções interessantes de entre os mais de 2 mil expositores que ocupam mais de 100 mil metros quadrados de espaço de exposição, isto só na Feira da Gran Via, enquanto outros eventos decorrem na Feira de Montjuic. E por vezes é mesmo nos cantos menos frequentados que se encontram os produtos e soluções mais diferenciadores.

Os mais de 90 mil participantes dividem-se entre a conferência que conta com nomes sonantes como o de Mark Zuckerberg do Facebook, e a exposição, mas a mobilidade em Barcelona ficou mais comprometida com a greve de transportes públicos marcada para estes dias, entre metro e autocarros, o que faz com que o trânsito já normalmente próximo do caótico fique ainda mais difícil.

Uma feira de milhões

Para quem visita a feira são as novidades mais sonantes que atraem o olhar, mas para os expositores este é um negócio sério, com investimentos pesados. Um stand de grande dimensão chega facilmente a um custo de dois milhões de euros, a que se somam as deslocações das equipas, convidados e eventos fora da feira, como os que as grandes marcas organizam.

E apresentações como a que a Huawei fez, ou a Samsung onde foram disponibilizados mais de 5 mil óculos Gear VR para uma conferência parcialmente em realidade virtual, não ficam certamente baratas.

Mas com menor investimento também se pode fazer negócio na feira, e há muitas startups à procura de uma oportunidade para mostrarem aplicações, soluções e tecnologia aos milhares de visitantes profissionais, mas também às grandes marcas das TIC.

Em solo de Barcelona a presença portuguesa faz-se por muitos participantes à procura de negócio e quase duas mãos cheias de expositores. Os de maior dimensão são a WeDo Technologies, a WIT Software e a TIMWE, mas há outras presenças que já se tornam habituais, como a Aptoide e a iMobileMagic. O TeK já prometeu que vai passar em todos os stands e tenciona cumprir a promessa, dando conta das novidades que estas empresas têm para mostrar.

Entretanto vamos continuar a partilhar as primeiras impressões e novidades do que vai sendo apresentado e do que descobrimos pela feira, e também algumas das imagens do Mobile World Congress, por isso continue a passar por aqui para ver mais notícias.

Acompanhe aqui as restantes novidades do Mobile World Congress

Fátima Caçador