Rob Dorrell é um norte-americano que decidiu criar um dispositivo que torna a relação com a casa mais autónoma e inteligente. O empreendedor desenvolveu o My N3RD, uma placa eletrónica que pode ser ligada a uma grande variedade de equipamentos: máquina do café, sistemas de som, porta da garagem, sistemas de iluminação ou fornos elétricos. Depois, tudo se pode controlar com o smartphone.

O circuito, de reduzidas dimensões, funciona como um intermediário entre o terminal elétrico e a fonte de energia. Por outras palavras, o My N3RD é um interruptor inteligente que pode ser controlado pelo telemóvel.

O que acaba por distinguir a placa eletrónica é a possibilidade de programação à medida, isto é, cada pessoa pode criar os seus próprios modelos de funcionamento. O My N3RD já tem uma aplicação para iOS que permite, entre outras coisas, definir períodos de tempo para que determinado eletrodoméstico funcione.

A ligação entre o telefone e os restantes dispositivos pode ser feita através de Wi-Fi Direct - o que não exige Internet -, mas também pode ser feita através da rede caseira de Internet ou através de um outro qualquer lugar com ligação à rede. Pode estar a sair do trabalho e mandar ligar o forno em casa para que o jantar comece a ser feito, por exemplo.

O Kickstarter volta a ser a "casa" escolhida para alimentar o projeto que pede 50 mil dólares - quase 30 mil já estão reunidos, faltando 31 dias para terminar a campanha de financiamento.

No YouTube é possível encontrar alguns vídeos feitos por Rob Dorrell onde o empreendedor faz demonstrações práticas, que incluem o processo de montagem, daquilo que o My N3RD pode fazer pelo conceito de casas inteligentes e conectadas.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.