O rover Perseverance da NASA continua a sua busca por sinais de vida antiga em Marte. Desde que chegou ao Planeta Vermelho em fevereiro de 2021 as câmaras têm vindo a captar uma variedade de paisagens marcianas, mas também alguns itens mais intrigantes.

Recentemente, o rover da agência espacial recolheu a sua 10ª amostra de rochas do planeta e, entre as múltiplas fotos que captou ao longo da última semana há um conjunto que se destaca em particular: as imagens, captadas a 12 de julho, demonstram algo que parece uma espécie de esparguete marciano.

Clique nas imagens para mais detalhes

Embora a NASA ainda não se tenha pronunciado acerca da descoberta o mais provável é que o emaranhado de estranhos fios seja um dos elementos que restou dos “sete minutos de terror” da aterragem do rover em Marte a 18 de fevereiro de 2021.

Ainda esta semana o Perseverance deparou-se com mais uma recordação da sua chegada ao Planeta Vermelho. Escondida por entre um conjunto de rochas estava aquilo que se acredita ser parte da manta térmica utilizada para proteger o rover das altas temperaturas durante o processo de aterragem

Recorde-se que, em abril, foi a vez do helicóptero Ingenuity encontrar destroços dos componentes que ajudaram o Perseverance durante o processo de descida até ao solo marciano.

Nas imagens é possível observar a “carapaça” que protegeu o rover durante a entrada em Marte, assim como parte do paraquedas e os destroços que resultaram do impacto com a superfície do planeta a uma velocidade de 126 quilómetros por hora.

Além disso, muitas das linhas de suspensão que ligam o paraquedas à “carapaça” também são visíveis e parecem estar intactas.

Clique nas imagens para mais detalhes

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.