O asteróide 2005 YU55 passou esta terça-feira, por volta das 23h30, a 324.000km da Terra, uma distância um pouco menor do que a que separa o planeta da Lua.
A trajetória do corpo celeste foi seguida pelo olhar atento da NASA durante a última semana, que aproveitou para registar o momento.
O YU55, com 400 metros de diâmetro, "aproximou-se como o previsto, precisamente, às 23h28, a uma velocidade estimada de 46.600km/hora, sobre o oceano Pacífico", afirmou um porta-voz do Jet Propulsion Laboratory da NASA, citado pela AFP.
Os radares da agência espacial norte-americana já tinham captado imagens do asteroide quando este estava a pouco mais de um milhão de quilómetros de distância da Terra, esta segunda-feira.
O vídeo produzido reúne as" imagens com melhor resolução jamais geradas por radar de um objeto a aproximar-se da Terra", garante a NASA.
O vídeo foi feito pela animação da sequência de imagens recolhidas pelos radares, o que segundo os cientistas da NASA, permite ver a superfície do asteroide com maior detalhe. "A animação revela várias estruturas à superfície que ainda não conseguimos compreender. Até agora vimos menos de metade da superfície, por isso ainda esperamos surpresas".
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Protagonistas da Terra e do Espaço em imagens espetaculares escolhidas pela NASA -
App do dia
Balatro parece um simples jogo de cartas. Mas tome bem atenção às regras -
Site do dia
Snapbio: uma plataforma para criar identidades digitais com links personalizados -
How to TEK
Torne o smartphone Android mais inteligente trocando o Google Assistant pelo Gemini
Comentários