A NASA vai enviar para Marte uma nova sonda espacial que tem como objetivo estudar a atmosfera do planeta. A missão Maven já está nas últimas etapas de preparação, estando o lançamento do satélite marcado para a próxima segunda-feira, 18 de novembro.

Caso todas as condições estejam reunidas, o satélite vai partir de uma estação da Força Aérea norte-americana em São Francisco. Caso as condições não estejam reunidas, o lançamento pode ser empurrado até 15 de dezembro. Depois desta data os cientistas consideram que o alinhamento dos planetas não é favorável à missão, que pode entrar num hiato de dois anos.

O satélite vai procurar indícios que permitam os cientistas entender como um planeta quente e húmido, onde já houve água, se tornou num deserto gigante e frio. Tudo por causa do desaparecimento da atmosfera. Os ventos solares são apontados como os principais responsáveis, mas os investigadores querem estudar este fenómeno com mais detalhe.

O projeto de 671 milhões de dólares tem chegada prevista ao planeta vermelho em setembro do próximo ano, depois de uma viagem que vai durar cerca de dez meses. O satélite está equipado com uma vasta gama de sensores e medidores que vão permitir recolher os dados sobre a atmosfera marciana.

A publicação Space.com revela ainda que as informações recolhidas pela sonda Maven vão ser usadas em futuras missões tripuladas a Marte.

Nota de redação: corrigida a referência ao dia do lançamento, por sugestão de um leitor.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico