É a primeira vez na história que um americano passa um ano completo no espaço. Scott Kelly partilhou a missão com o russo Mikhail Kornienko e os dois regressam esta terça-feira da Estação Espacial Internacional, completando uma missão que pretende estudar os efeitos da exposição prolongada do corpo humano a um ambiente sem gravidade.

A NASA assegura a transmissão em direto dos momentos mais importantes do fim da missão, com início às 21h15, altura em que será possível acompanhar a despedida entre os astronautas que partem e os que ficam na EEI e o fecho da escotilha.

Até que a viagem propriamente dita tenha início há mais um conjunto de procedimentos, que se estendem pelas quatro horas seguintes. O desembarque em Terra firme está previsto já para a madrugada do dia 2 de março, às 04h25 (23h15 EST).

Nos últimos dias a NASA tem dado destaque às imagens recolhidas pelos astronautas durante a missão. Esta segunda-feira o TeK publicou algumas recolhidas por Scott Kelly nos últimos 340 dias, e que dão uma perspetiva diferente do planeta em que todos os dias nos movimentamos.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.