
É a primeira vez na história que um americano passa um ano completo no espaço. Scott Kelly partilhou a missão com o russo Mikhail Kornienko e os dois regressam esta terça-feira da Estação Espacial Internacional, completando uma missão que pretende estudar os efeitos da exposição prolongada do corpo humano a um ambiente sem gravidade.
A NASA assegura a transmissão em direto dos momentos mais importantes do fim da missão, com início às 21h15, altura em que será possível acompanhar a despedida entre os astronautas que partem e os que ficam na EEI e o fecho da escotilha.
Até que a viagem propriamente dita tenha início há mais um conjunto de procedimentos, que se estendem pelas quatro horas seguintes. O desembarque em Terra firme está previsto já para a madrugada do dia 2 de março, às 04h25 (23h15 EST).
Nos últimos dias a NASA tem dado destaque às imagens recolhidas pelos astronautas durante a missão. Esta segunda-feira o TeK publicou algumas recolhidas por Scott Kelly nos últimos 340 dias, e que dão uma perspetiva diferente do planeta em que todos os dias nos movimentamos.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Battlefield 6 mantém o foco na destruição dos cenários na narrativa e combates multijogador -
App do dia
Leaving Home transforma a rotina da manhã numa aventura com quebra-cabeças surrealistas -
Site do dia
Lista dos melhores podcasts dos últimos anos é uma viagem no tempo que vale a pena fazer -
How to TEK
Ofertas "incríveis" de emprego? Publicidade não solicitada? Saiba como lidar com as chamadas de spam
Comentários