Desenvolvido pelo experiente estúdio Criterion Games, responsável por diversos títulos da série Burnout e Need For Speed, Unbound é o mais recente jogo de corridas, inspirado na cultura de Street Racing tão popularizado pelos filmes de Fast and Furious. O espírito mantém-se semelhante aos jogos anteriores, mas o estúdio pretende elevar a fasquia do desafio, não entregando as vitórias de bandeja aos novos pilotos. Será preciso amealhar dinheiro e ter muita perseverança para comprar os melhores carros e chegar ao topo dos melhores pilotos.

Need For Speed Unbound inspira-se nos elementos de arte urbana, tais como o grafiti, que influenciaram o estilo artístico deste jogo. Em vez de cenários tradicionais baseados em elementos tridimensionais, que davam maior realismo ao jogo, esta nova proposta aposta nas técnicas de cel shading para dar vida ao jogo. Todas as personagens são autênticos cartoons animados e todos os efeitos de fumo e luzes dos veículos são igualmente animados com esta técnica. O resultado é um contraste original, misturando o fotorrealismo dos cenários da cidade de Lakeshore, inspirado em Chicago e dos veículos, com elementos que parecem grafitis a ganhar vida.

Veja na galeria imagens de Need for Speed Unbound:

O jogo conta com uma história, que começa depois da oficina onde o protagonista trabalha ter sido assaltada, com todos os automóveis, incluindo o seu, a serem roubados, levando-o à bancarrota. Passados dois anos, a personagem começou do zero, tendo comprado um veículo para voltar à estrada e participar em pequenas corridas até ganhar fama e chegar ao topo, onde terá a hipótese de recuperar tudo o que lhe foi roubado.

É nesse sentido que a estrutura do jogo está agora centrada na evolução do jogador, seja a nível de experiência ao volante, como na acumulação de dinheiro para adquirir automóveis e componentes para os equipar. Unbound pretende ser um desafio mais elevado, ao inspirar-se em mecânicas como os souls likes, não dando de garantido todo o dinheiro amealhado durante as corridas ilegais. Para bancar esse prémio terá de chegar à garagem ou esconderijos espalhados pela cidade e somar o valor. Caso seja apanhado pela polícia durante as perseguições, o dia é fechado e perderá todo o valor.

Isto quer dizer que mais que correr para alcançar o primeiro lugar nas provas, uma classificação que permita pagar a taxa de entrada e ganhar algum dinheiro adicional é bem-vindo. Vencer inicialmente as provas é muito difícil porque os adversários têm sempre veículos mais rápidos. É preciso juntar dinheiro para comprar novos automóveis, mas também as peças de performance (e se quiser os cosméticos).

A presença da polícia também está ligada à quantidade de provas que fizer na mesma noite. Vão sendo acrescentados medidores de procura, o que pode significar que no final de uma prova pode ter ainda de fugir da polícia.

Need For Speed Unbound chegou ao PC, PS5 e Xbox Series X|S.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.